Saiba Como Fazer Arranjos de Flores e Alegre os Ambientes!

23/01/2017

Sabia que qualquer um pode aprender como fazer arranjos de flores? Com base em técnicas básicas de floristas, é possível montar peças lindas e equilibradas para deixar sua decoração mais charmosa. Mas você pode criar peças de acordo com seus gostos para decorar eventos importantes, como seu aniversário ou casamento por exemplo, além, é claro, de oferecer a quem gosta.

Como fazer arranjos de flores

imagem de: pixabay.com

Como fazer arranjos de flores

Montando um arranjo de flores

Montando um arranjo de flores

Seja em casa ou no trabalho, um arranjo de flores pode dar um toque especial ao ambiente, trazendo charme e frescor. Para criar um arranjo único, vale apostar na combinação de diferentes flores, colocadas em um belo vaso e complementadas com fitas e fios de palha. Confira passo a passo de como deve ser feita a montagem:

Mistura das flores

Arranjo de flores coloridas

Arranjo de flores coloridas

Criar composições de diferentes tipos de flor pode garantir um belíssimo efeito. Não há restrições na hora de escolher as espécies e cores, mas algumas dicas podem ajudar a não errar na combinação. Para quem quer um efeito mais suave, a sugestão é misturar cores de tons semelhantes, como vermelho e laranja ou amarelo. Se optar por esse modelo, vale apostar no antúrio de coloração avermelhada e no cravo de cor laranja, juntamente com uma base também alaranjada.

Arranjo de flores vermelha e amarela

Arranjo de flores vermelha e amarela

Já pessoas que querem algo mais chamativo devem escolher flores de cores diferentes, como lilás e amarelo. Nesse arranjo, boas opções de plantas são as gérberas e as estátices, com uma base lilás para complementar.

Arranjo de flores rosas

Arranjo de flores rosas

É possível ainda criar um belo arranjo monocromático ao combinar a mesma cor em tons diferentes. Uma alternativa é unir rosas cor-de-rosa claro e gérberas cor-de-rosa escuro, criando um efeito bastante harmonioso. Para completar, vale investir em uma cesta delicada.

Preparação

Corte diagonal

Corte diagonal

Depois de escolher as flores que irá usar, é importante prepará-las a fim de que o arranjo dure por um tempo maior. Primeiro, é preciso retirar os espinhos para que seja mais fácil manusear as flores. Feito isso, o segundo passo é cortar as hastes no tamanho do recipiente em que as flores ficarão. O corte deve ser feito na diagonal, o que facilitará a absorção da água. As folhas também podem ser retiradas, mas não convém descartá-las, visto que podem completar o arranjo na finalização.

Arranjo de flores

Arranjo de flores

Para fazer a base, é possível investir em itens variados, como vasos, cestos, garrafas, taças e caixas de madeira. É importante que o recipiente tenha o espaço suficiente para a quantidade necessária para cobrir todas as hastes e manter as plantas irrigadas.

Escolha dos acessórios

Arranjo de flores com folhas

Arranjo de flores com folhas

Fitas, folhas, fios de palha, galhos e até musgos podem ser usados para enfeitar o arranjo de flores. As próprias folhas, que costumam ser descartadas, contribuem para manter as flores firmes e unidas, na forma de um buquê de flores, e podem esconder um arame ou fios usados para fixá-las.

Os enfeites devem ser dispostos de forma que combinem e completem o arranjo: fitas formam um belo laço na base; musgos podem enfeitar a parte interior dos vasos de vidro; e galhos dão volume e proporcionam uma aparência mais rústica.

Manutenção

Arranjo de flores delicadas

Arranjo de flores delicadas

Depois de preparar os arranjos de flores, é importante tomar alguns cuidados com as flores diariamente para durarem mais tempo. A água do vaso deve ser trocada todos os dias, e recomenda-se que esteja em temperatura fria. Para prolongar a vitalidade das plantas, uma dica é, a cada troca, colocar aditivos em pequena quantidade na água, como açúcar. Já o caule deve ser trocado a cada 2 dias e, quando uma planta murchar, é preciso retirá-las do arranjo, pois são prejudiciais às outras flores.

Com esses cuidados, o arranjo poderá contribuir com a decoração de sua casa por muitos dias!

Agora que você sabe como fazer arranjo de flores, passe na Giuliana Flores para adquirir as espécies que precisa!

Você também vai gostar de:

  1. Confira dicas para montar seu terrário de cactos e suculentas
  2. Como montar um arranjo de flores do campo
  3. Saiba como montar buquê de flores

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

2 Comentários para “Saiba Como Fazer Arranjos de Flores e Alegre os Ambientes!”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>