Saiba Como Deixar o seu Bonsai Forte e Bonito

3/04/2017

A cultura do Bonsai é uma das mais tradicionais no Oriente e é praticada há séculos por várias gerações, por ser um costume que passa de pai para filho. Ela consiste na miniaturização e modelagem de árvores, um processo que exige muita paciência e capricho por parte daqueles que se propõem a cultivar esse tipo de planta, embora consuma apenas 20 minutos do seu tempo diário. Saiba como deixar o seu Bonsai forte e bonito no post a seguir!

Conheça o cultivo do Bonsai

Conheça-o-cultivo-do-Bonsai

imagem de: pixabay.com

Além de estar intimamente ligado à observação e respeito à natureza, o cultivo do Bonsai é considerado uma terapia no combate ao estresse e pode ser praticado por qualquer pessoa. Como a tradução da palavra sugere, essas miniaturas são “árvores na bandeja” e utilizam plantas comuns que passam por consecutivas podas nas copas e nas raízes para atingirem o tamanho adequado. Os Bonsais também são plantas perfeitas para dar de presente a alguém, pois são modernas e elegantes.

Atente-se ao local de armazenamento da planta

imagem de: pixabay.com

imagem de: pixabay.com

O cultivo do Bonsai exige cuidados básicos para que a planta possa se desenvolver de maneira satisfatória. O primeiro deles é o local de armazenamento, que deve ser arejado e ter boa incidência de luz solar.

As janelas e varandas são boas sugestões. Além disso, procure girar o vaso a cada dois meses, a fim de evitar o desequilíbrio provocado pela inclinação das plantas na busca por iluminação.

Outra precaução é regar sempre que necessário e em horários com temperatura mais amena para facilitar a absorção da água.

Faça a poda quando necessário

Faça-a-poda-quando-necessário

imagem de: pixabay.com

Para manter o seu Bonsai bonito e firme por mais tempo não basta saber onde, mas também como cultivar. Nesse caso, a poda é essencial e deve ser feita sempre que o ramo da árvore atingir dez ou mais pares de folhas.

Trate pragas e pesticidas

Trate pragas e pesticidas

imagem de: pixabay.com

As pragas e doenças como pulgões e fungos são algumas das principais causas que atrapalham o desenvolvimento dos Bonsais. Para evitar que isso aconteça, pulverize a planta com uma mistura de água e detergente neutro, somente na área atingida. Se o problema estiver relacionado às lagartas, retire-as manualmente e mude a planta de lugar.

Em relação à aplicação de adubos, ela deve ser realizada de preferência durante a primavera, que é quando as plantas e flores absorvem mais nutrientes. Nesse caso, os adubos líquidos do tipo Ouro Verde e sólidos com pouco nitrogênio são boas alternativas para que o desenvolvimento do Bonsai seja satisfatório.

Vejo os erros mais comuns no cultivo do Bonsai

O conhecimento de como cultivar Bonsai é importante para evitar que erros sejam cometidos. Um dos mais recorrentes é o excesso de água ao regar, que pode provocar o apodrecimento das raízes e, consequentemente, a morte da árvore. Outra recomendação para essa cultura é evitar o uso dos fungicidas, que não são recomendados para plantas pequenas por serem muito agressivos.

O Bonsai é uma ótima opção para quem adora planta mas não tem muito espaço em casa. Com beleza e delicadeza marcantes, também são excelentes opções para presentear aquela pessoa especial! Aqui, na Giuliana Flores, você encontra diversos tipos de flores para deixar o seu lar com um toque especial!

Você também vai gostar de:

  1. Presentear com Bonsai – Saiba Qual o Significado
  2. Dê um Toque Verde a sua Decoração com Bonsais

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

21 Comentários para “Saiba Como Deixar o seu Bonsai Forte e Bonito”

  1. cleopatra miranda guimaraẽs

    adorooooooooooooo tudo que vcs postão principalmente os bonsais.

    Responder
  2. José Ferreira

    Adoro está arte e gostaria de ganhar um
    Será que existe algum doador disposto a me presentear com um ???

    Responder
  3. Veronice

    Chegou em boa hora. Minha mãe acabou de ganhar um Bonsai de presente, e agora já sei como cuidar .

    Responder
  4. Alzira Abussafi

    Tem algum lugar q trate de Bonsai,nao tenho muitas habilidades c plantas.O meu ja tem mais de 15 anos,e só uma vez foi adubado.,e tambem deu uma crescida.Ja cortei um pouco mas…Obrigada

    Responder
  5. IRIS EUNICE CHAIA

    obrigada pelas dicas de como cultivar um bonsai, vou tentar fazer um amo mexer com a natureza, e cultivar flores.

    Responder
  6. Genoveva Maria Alves

    Amo flores, me faz sentir feliz quando estou cuidando delas, o ambiente fica mais alegre!!!…

    Responder
  7. tenho um bonsai de laranjinhas e nao sei a época certa de poda-la,voces podem me dizer por favor? gostei muito da pagina…

    Responder
  8. Hiarlen dos santos

    Sou apaixonado por plantas em geral as orquideas mas os bonsai sempre me chamou atençao e pretendo começar a mexer com um e vcs me ajudarao muito com estas informaçoes fico muito grato
    o q vcs poderem passar pra mim sobre eles e sobre jardins de inverno falo isso pois mexo com jardins.Obrigado.

    Responder
  9. jozelina g, Bastos

    parabéns quem gosta de ensinar tem valores inconfundivel vou tentar quando conseguir tirarei uma foto e envio

    Responder
  10. Adoro plantas, descobri o seu site por acaso na internet e estou amando. Bonsai é sempre lindo e transmite paz, vou comprar um e seguir suas dicas. Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>