Buquê de Noiva – Conheça a Tradição e os Estilos

8/11/2017

Sem dúvidas, um dos elementos mais importantes de um casamento é o buquê de noiva. Mesmo que não haja uma recepção ou uma cerimônia religiosa, esse tipo de arranjo sempre está presente, pois traz um grande simbolismo e torna a ocasião ainda mais especial.

Buquê de noiva

Créditos da Imagem: Pixabay

Origem da tradição do buquê de noiva

Uma curiosidade a respeito dos ramos de flores que a noiva leva ao altar está na sua origem. Alguns afirmam que a tradição surgiu ainda na idade antiga, uma forma de afastar maus fluídos e desejar boa sorte aos noivos. Outros, mais irônicos, alegam que o costume surgiu na idade média, quando havia escassez de água encanada. As famílias sem muitos recursos usariam a água de um único banho para todos os membros, começando pelos mais velhos. Dessa lenda surgiu a ideia de que as filhas mais velhas se casassem primeiro, pois elas teriam tomado banho em uma água mais limpa. As mais novas, então, carregariam um buquê de flores, destinado a “disfarçar” o mau cheiro.

A escolha de maio como o mês das noivas tem a ver com essa lenda também. O tal banho comunitário aconteceria por volta de março, no início da primavera, e maio seria a data mais longa em que os efeitos desse banho durariam!

Buquê de noiva

Créditos da Imagem: Pixabay

Tipos de buquês de noiva

Seja como for, o buquê de noiva assumiu uma importância muito mais sentimental em um casamento, refletindo a intenção de uma noiva e combinando com a sua personalidade. Há cinco estilos principais disponíveis no mercado para você escolher. Conheça alguns deles!

Romântico

Os buquês de estilo romântico, geralmente são feitos de rosas vermelhas ou de cor rosa em um formato redondo ou em braçada. Eles são os mais indicados para noivas de baixa estatura, combinando também com vestidos de decotes arredondados e mangas curtas.

Exótico

O estilo exótico, por sua vez, pode misturar cores e padrões, ou ser composto de uma única flor, usado principalmente em casamentos ao ar livre, como na praia ou no campo.

Buquê de noiva

Créditos da Imagem: Pixabay

Clássico

Já o clássico pode ser composto tanto redondo como em cascata, pode usar rosas, tulipas ou orquídeas, sendo o preferido em cerimônias tradicionais. Há também buquês de estilo mais moderno, que podem combinar cores e flores de forma inusitada e contrastante, usando também folhas no acabamento.

Todos esses estilos mencionados podem ser feitos com flores naturais ou artificiais. Especialistas no assunto afirmam que as primeiras dão grande leveza ao arranjo, ao passo que as flores artificiais também seriam vantajosas por durarem por mais tempo e servirem de lembrança duradoura dessa data tão especial.

Gostou de conhecer as opções? Quais desses modelos combinam mais com o seu estilo ou com a celebração do seu casamento? Confira mais modelos de buquê de noiva no site da Giuliana Flores e compre o seu!

Você também vai gostar de:

  1. Casamento em Dezembro: Melhores Flores para a Cerimônia
  2. Saiba Como Decorar Seu Casamento Com Lírios!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Um comentário para “Buquê de Noiva – Conheça a Tradição e os Estilos”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>