Cuidar de Violetas – Saiba como cuidar delas

9/11/2016

As violetas são lindas flores que são encontradas em muitas tonalidade e são muito apreciadas por todo o mundo. Saiba mais sobre suas curiosidades e os principais cuidados que se deve tomar para cuidar de violetas essas lindas flores.

cuidar de violetas

imagem de: http://www.portalanaroca.com.br/

Com beleza singela que se mantém por muito tempo quando recebem os cuidados devidos, as violetas são as escolhas preferidas para decorar o interior da casa ou apartamento. Essas florzinhas são originárias da África, mas podem ser encontradas em praticamente todos os continentes. Elas exalam um perfume bem mais suave que as rosas, por exemplo, sendo ótimas para colocar na cozinha ou embeleza a mesa do café da manhã, sem afetar o paladar das pessoas. Com pequeno porte, chegam a alcançar até 20 cm de altura e estão disponíveis nas cores lilás e rosa, deixando qualquer ambiente charmoso e cativante.

violetas-no-vaso

imagem de: http://casadiez.elle.es/decoracion-facil/plantas/plantas-en-verano/violeta-africana-maceta

Cuidar de violetas é relativamente fácil, até porque, elas costumam se adaptar facilmente a qualquer ambiente e ainda florescem o ano todo. Não à toa, estão entre as espécies mais cultivadas em vasos por aqui. Mas, como são muito populares, as pessoas que escolhem cultivar essas flores ficam com muitas dúvidas relacionadas às várias orientações que recebem. Para ajudá-lo a escolher a melhor técnica que deixará a sua plantinha sempre linda e vistosa, separamos algumas dicas fundamentais.

Cuidar de Violetas: Regue apenas o solo 

As violetas estão, por natureza, acostumadas com climas mais quentes. Dessa forma, as suas características mais marcantes são suas folhas mais grossas e peludas que possuem a capacidade de armazenar água. Por esse motivo, o princípio básico para cuidar de violetas adequadamente é regá-las apenas no solo, evitando que a água caia em suas folhas e pétalas. Quando isso acontece, as flores ficam meladas e mais propícias ao apodrecimento e invasão de fungos, micro-organismos que prejudicam a sua saúde.

como-cuidar-de-violetas

imagem de: http://casadiez.elle.es/decoracion-facil/plantas/plantas-en-verano/violeta-africana-maceta

A forma mais adequada de regar as violetas é colocando um pouco de água em um cachepot ou outro recipiente e em seguida dispor o vaso dentro. Deixe-o assim durante 30 minutos, de modo que a planta absorva a quantidade necessária de água. Não se esqueça de descartar o restante de líquido que ficar para evitar a proliferação do mosquido Aedes aegypti, que transmite os vírus da Dengue, Febre Chikungunya e Zika.

Se notar que elas estão apodrecidas, então pode ser que você esteja exagerando na quantidade de água. Nesse caso, suspenda as regas até secar o substrato. Já se elas estiverem com folhas e pétalas enroladas ou ressecadas, então será necessário regá-las mais e colocá-las em um local úmido. O parapeito da janela do banheiro é ideal para isso.

Cuidar de Violetas: Verifique as condições de iluminação 

Assim como outras plantas, a regra essencial para cuidar adequadamente de violetas e atentar-se ao seu comportamento nas mais diversas condições para oferecê-las aquelas em que elas mais se adaptem. Um desses fatores que você deve observar é a iluminação. Algumas espécies com folhagem mais clara preferem estar mais à sombra, sem a incidência de luz solar direta.

violetas-na-decoracao

imagem de: https://verdecora.es/blog/violetas-africanas-planta-interior/

No geral, entretanto, essas flores não se adaptam em ambientes muito fechados e ainda precisam de ar fresco e ventilação constante para não ficarem abafadas, o que pode levar ao amarelamento de suas folhas, enfraquecendo a planta. Quando perceber que as suas violetas estão pálidas, então é sinal de que elas podem estar precisando tomar mais sol ou com falta de nutrientes. Transfira-as para um local mais iluminado.

Adube para a violeta florescer

Se você tiver seguindo todas as orientações para cuidar de violetas corretamente e mesmo assim elas não florescerem, então é sinal de que precisam serem adubadas. O recomendado é fazer esse procedimento de três a quatro vezes por ano, utilizando um produto chamado NPK 101010, facilmente encontrado em floriculturas ou supermercados. Você deve dilui-lo em água e aplicá-lo, seguindo as instruções do fabricante, somente no solo.

Troque-as para um vaso maior

O resultado dos cuidados adequados com as violetas será o crescimento forte e saudável dessas florzinhas, o que poderá causar o aumento na quantidade de folhas. Ao perceber que elas estão muito pequenas, então o recomendado é mudar a sua plantinha para um vaso mais largo. O plantio pode ser feito também a partir de uma única folha da planta.

violetas-na-janela

imagem de: http://www.agardenforthehouse.com/2012/11/my-african-violet-growing-guide/

Apesar das violetas serem geralmente comercializadas dentro de vasos de plástico, especialistas em paisagismo e jardinagem em geral recomendam que se troque as mudas ou as flores com raiz para um vaso de barro. Os potes feitos desse material ajudam a absorver a umidade que a planta pode acumular, o que evita a ocorrência de fungos e bactérias, aos quais as violetas estão bastante vulneráveis.

Cuidar de violetas é oferecer muito carinho e dedicação a essas plantinhas. Como recompensa, elas sempre estarão bem floridas para alegrar e colorir a sua vida!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

21 Comentários para “Cuidar de Violetas – Saiba como cuidar delas”

  1. Magrid Meyer

    Estou amando as dicas oferecidas por vocês. Sou uma apreciadora de flores e plantas e tenho algumas violetas e orquídeas, assim como um jardim com rosas.
    Bjos e um lindo final de semana com muitas flores.

    Responder
  2. marlene mori

    amo flores tenho violetas muito obrigada pela dica beijos a todos

    Responder
  3. MARIA CUSTODIA DEMICIANO

    GOSTEI DAS DICAS TENHO EM CASA VIOLETAS 12 VOSOS AMO FLORES

    Responder
  4. eu amo as violetas

    amo as violetas mas, qdo compro elas morrem com facilidade!

    Responder
    • Karina

      Olá! As minhas também morriam com muita facilidade, mas seguindo essas dicas elas têm durado muito mais. Experimente!

      Responder
  5. iniciei o cultivo e espero ser bem sucedida!!! Gostei muito da matéria!!!Grata

    Responder
  6. Monica Gonçalves

    Amo de paixão as lindas violetinhas, mas não dou sorte com elas.Morro de dó quando elas morrem,mas o ambiente do meu aptº é muito quente pra elas.Que pena,ai quando ganho, tento cuidar dela o máximo de tempo que posso,por que sei que ela não vai ficar comigo por muito tempo.

    Responder
  7. Janete

    gostei muito violetas, só não sei como cuidá-las devidamente. obrigada.

    Responder
  8. nathalia dantas

    costei muito quero apeder estou com dificudade ne ciencias na escola
    quero muito apeder <3 tchau

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>