Cultivar Bromélias: Como Cultivar Lindas Bromélias

2/11/2016

Lindas e populares, as bromélias são flores com a cara do verão e ficam lindas como ornamento para jardins e varandas. São bem fáceis de cuidar e se adaptam a diversos espaços externos e internos. Saiba como cultivar bromélias no post de hoje!

Conheça a origem

A origem das Bromélias

Plantas tropicais e populares no Brasil, visto que apreciam estar em ambientes com temperaturas entre 15 e 25 graus. Elas podem ser encontradas na Floresta Amazônica, Mata Atlântica, em campos de altitude e nas restingas, bem como em alguns locais da África.

O abacaxi vem dessa planta, e foi a exuberância desse fruto que proporcionou a sua difusão pelo mundo todo. Ele foi levado pelos colonizadores europeus a todos os cantos e, hoje em dia, é possível encontrar variedade tanto da flor quanto do fruto em muitos países.

Cultivar Bromélias: Regar

Cultivar Bromélias: como regar

Para se ter lindas bromélias, elas devem ter as raízes úmidas, mas de forma moderada. O ideal é molhar as folhas para manter o tanque central com água. Em dias quentes, borrife água nas folhas. Plantas de folhas macias apreciam ambientes úmidos.

Cultivar Bromélias: Luminosidade

Cultivar Bromélias: luminosidade ideal para cultivar lindas bromélias

A maioria das lindas bromélias prefere bastante claridade. Para saber se as flores precisam de luz, verifique a coloração das folhas. Folhas escuras ou pobres de cor necessitam de luminosidade.

Adubação para Cultivar Bromélias

Cultivar Bromélias: adubação correta para ter lindas bromélias

A adubação da planta exige alguns critérios, pois são sensíveis e absorvem nutrientes facilmente.

O adubo deve ser de boa qualidade e deve ser feito semanalmente durante os meses de maior intensidade de luz e calor (geralmente no verão). Em algumas floriculturas é possível encontrar adubos específicos para cultivar lindas bromélias. Quanto à temperatura, elas apreciam índices de umidade associados a locais ventilados. Porém, alguns tipos de bromélias devem ficar longe de temperaturas altas.

Como tratar possíveis pragas e doenças

Cultivar Bromélias: tratar possíveis pragas e doenças para se ter lindas bromélias

As bromélias são sensíveis a fungicidas e inseticidas, por isso, caso atraia pragas, fungo ou doenças, deve-se tomar muito cuidado para combater. O ideal é o uso de uma solução de fumo diluída em água. Para combater os fungos, utilize uma esponja umedecida no sabão de coco dissolvido em água. As bromélias são plantas extremamente sensíveis, e por isso devem evitar locais poluídos.

Floração das bromélias

Flores da Bromélia

A floração da planta ocorre uma vez durante todo o seu tempo de vida. Após a floração, a planta substituirá a planta que irá morrer. As flores crescem em diferentes idades e de acordo com cada espécie. Quando uma bromélia não floresce, nem sempre é por causa da falta ou excesso de luminosidade, às vezes, a mudança brusca de ambiente e fatores ambientais acabam afetando a saúde da flor.

E você, gostou de saber um pouco mais sobre o cultivo das bromélias? Na Giuliana Flores você encontra diversos tipos de flores para homens e flores para mulheres além de deixar a decoração da sua casa encantadora!

Você também vai gostar de:

  1. Antúrio – Conheça mais a Espécie e Saiba como Cultivá-la
  2. Flores Medicinais – Conheça suas Diversas Propriedades
  3. Faça Vasos Encapados com Tecidos Para suas Flores

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

5 Comentários para “Cultivar Bromélias: Como Cultivar Lindas Bromélias”

  1. sandra heloisa

    Amo plantas e sou de uma familia que também gosta de plantas, por sorte meu esposo adora. Gostaria muito de saber corretamente como cultiva-las, apesar de desde pequena, minha avó dizia que elas deveriam ser cuidadas com amor. Achei vocês, foi muito bom, parabéns!

    Responder
  2. Maristela Martins Pereira

    Tenho bromélias em casa e elas estavam lindas no sol de repente percebi que começaram a ficar “queimadas” e, então, resolvi trocá-las para a sombra embaixo de uma árvore, isso já tem 2 ou 3 anos. Percebi que elas estão infelizes, o que devo fazer? Passá-las novamente ao sol? Passá-las para vasos?
    Com as informações desse site maravilhoso já pude entender que elas precisam de luz, mas, nem todas de sol direto e que algumas espécies só florescem uma vez. Obrigada por esclarecer minhas tentativas de “paisagismo” e, assim mesmo peço ajuda quanto as minhas dúvidas expostas acima.
    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>