Conheça as Flores Tropicais

Conheça as Flores Tropicais

As flores tropicais impressionam pela sua beleza e formato exótico. Conheça mais sobre as principais espécies dessas plantas e confira dicas para cultivá-las em casa.

Por morarmos justamente em um país tropical, a flora desse ecossistema muitas vezes passa despercebida. Comuns até nas ruas das grandes cidades entre os tópicos, como São Paulo, elas se perdem em meio a correria do dia a dia. Mas basta um olhar mais atento para reparar na forma exótica que diferenciam as flores tropicais de outras espécies mais populares. Tanta beleza costuma encher as vistas dos admiradores por até vinte dias. Vamos conhecer algumas dessas plantas nativas?

Hibisco 

flores-tropicais-hibisco

imagem de: pixabay.com

Muito comum em cenários praianos, o hibisco é a mais conhecida entre as flores tropicais. Apesar disso, é originária da China. Conhecida popularmente também como “graxa-de-soldado” ou graxa-de-estudante”, é utilizada para engraxar sapatos e deixá-los bem brilhantes. Essa planta é uma ótima alternativa para ter em jardins, já que floresce durante o ano todo em locais quentes e úmidos. Bem familiar, não é?

Antúrio 

flores-tropicais-anturio

imagem de: pixabay.com

Existem mais de 600 espécies de antúrio, disponíveis em cor intensa e acompanhadas de uma bela folhagem. Resistente, essa planta se destaca por manter-se bela e vistosa por mais tempo que outras flores. Apesar disso, seu cultivo exige regas frequentes, já que precisa de bastante umidade. Além disso, deve ser plantada em um local à meia-sombra e em solos ricos em substratos de matéria orgânica.

Helicônia 

heliconias

imagem de: pixabay.com

Popularmente conhecida como bananeira-do-brejo, a helicônia chama atenção pelo seu formato nada convencional. Trata-se de uma planta herbácea, que possui rizomas subterrâneos para facilitar sua propagação. Elas podem ser encontradas com inflorescências pendentes ou eretas e em diferentes formatos. Como fabricam uma grande quantidade de néctar, alimento preferido de muitos pássaros, principalmente de beija-flor, são ótimas para deixar qualquer jardim mais colorido e completo.

Bastão-do-imperador

bastao-do-imperador

imagem de: pixabay.com

Com nome científico bem complicado, Etlingera elatior, a popular bastão-do-imperador possui longas hastes que são capazes de alcançar de 2 a 4 metros de altura. As suas folhas fazem juz a esse tamanho e são alongadas. Tanta exuberância não passa despercebida por pássaros e borboletas. Junte-se a isso o fato dela se adaptar a qualquer região do Brasil e você terá uma excelente opção de planta para seu jardim.

Astromélias

astromelias-flores-tropicais

imagem de: https://rosaseimagens.tumblr.com/

Devido a sua resistência, as astromélias são flores tropicais muito utilizadas em arranjos. Essas belas flores podem ser encontradas em diversas cores. Como se assemelham aos lírios, são conhecidas como mini lírios e consideradas as espécies mais polinizadas por abelhas do mundo.

Gengibre ornamental 

gengibre-ornamental

imagem de: https://denisegomesludwig.blogspot.com.br/

O gengibre ornamental também apresenta hastes que podem alcançar até dois metros de altura. Apesar disso, essas flores possuem um porte pequeno em comparação as suas folhas verdes, longas e aveludadas. A estação em que florescem é no verão e proliferam no ambiente um perfume que lemba gengibre. O seu cultivo pede um local à meia-sombra e disposta em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. Além disso, a planta precisa ser regada frequentemente.

Qual é a sua flor tropical preferida? Conte pra gente nos comentários!

 

1 Comentário(s)

  1. Mauro Slomp disse:

    Onde posso comprar gengibre ornamental no sul do Brasil ( Porto Alegre ) encantador.
    Adorei o teu blog Juliana x
    Abraços

Matérias relacionadas