Conheça as Flores de Tempo Seco

1/08/2017

Se você quer um belo jardim florido, mas a baixa umidade do ar é um empecilho, saiba que é possível concretizar seu desejo. Existem flores de tempo seco que, mesmo com o solo sem água e o sol intenso, são resistentes e mantêm sua beleza, não necessitando de regas constantes.

Contudo, apesar da praticidade que elas oferecem, alguns cuidados são sempre necessários para que as flores sobrevivam e permaneçam saudáveis durante os meses sem chuva. Confira então quais espécies você pode usar nesse período e como você pode cuidar delas.

Flores de tempo seco

Veja a seguir algumas plantas e flores de tempo seco que podem ornamentar o seu jardim de inverno sem exigir muita manutenção:

Cacto

Da família das suculentas, o cacto é ideal para áreas externas e aprecia muita luz solar direta, com pouca irrigação. O correto é regá-los a cada 7 ou 10 dias.

Agastache

Com aspecto selvagem, essa espécie pode alcançar 1,20 m de altura. Sua beleza está nas flores de tons rosa, lilás e laranja, que embelezam qualquer jardim e atrai pássaros como o beija-flor.

Echinacea purpurea

Muito adaptável ao solo seco, essa planta pode atingir até 1,50 m de altura. A luz do sol direta contribui para o florescimento de seus bulbos de cor púrpura.

flores-de-tempo-seco-echinacea-purpurea

Imagem de: pixabay.com 

Aspidistra

Essa é uma planta muito resistente, que pode aguentar diferentes temperaturas, inclusive calor extremo e geadas. Com folhas grandes e brilhantes é excelente para decorar ambientes fechados.

Borboletinha

De origem chilena, a flor chamada de borboletinha cresce em locais com pouca umidade e não tolera encharcamento. Suas flores são semelhantes às das orquídeas.

Azaleia

Essa espécie de arbustos, com flores em abundância, deve ser cultivada em locais com luz do sol direta. A azaleia é considerada uma das flores de tempo seco porque suporta a baixa umidade do ar e o frio também.

Erva-dos-carpinteiros

A espécie também é conhecida como mil-folhas, milefólio ou milenrama, pode atingir 1,20 m de altura e não necessita de regas constantes. Além de enfeitar o jardim, é perfeita para compor arranjos de flores.

Lavanda

Além de popular, bonita, perfumada e colorida, essa planta tem a vantagem de se desenvolver melhor com pequenas quantidades de água. Quando bem cuidada, a lavanda pode chegar até 90 cm de altura.

flores-de-tempo-seco-lavanda

Imagem de: pixabay.com

Cuidados com flores de tempo seco

Cada tipo de planta requer uma forma de cultivo e se adapta melhor a determinados lugares. Assim, é importante pesquisar antes de escolher as espécies, a fim de conhecer a necessidade de irrigação de cada uma delas.

Como regar

De modo geral, saiba que, quando o tempo estiver seco e quente, as regas devem ser mais frequentes. Mas caso esteja frio e sem chuvas, a irrigação não precisa ser tão intensa. O ideal é molhar as flores no período da manhã para que elas tenham o dia todo para absorver a umidade.

Essa prática contribui ainda com os dias de geada, pois a água colocada logo cedo pode ajudar a derreter o gelo do orvalho e diminuir os danos ao jardim.

Como podar

Outro fator importante para a saúde das plantas diz respeito às podas. Elas não são indicadas no tempo de estiagem, já que o corte estimula a formação de brotos laterais, os quais podem ser danificados pelo clima frio.

Agora que já sabe quais são as flores de tempo seco, e sabe também como regá-las, que tal escolher as suas preferidas? No site da Giuliana Flores você encontra diversas espécies, algumas próprias para a decoração interna, e outras flores plantadas, ótimas para o jardim. Confira!

Você também vai gostar de:

1. Flores Resistentes ao Frio – Conheça as Espécies que Deixam a Estação mais Colorida
2. Plantas e Flores que Não Precisam de Muito Cuidado
3. Saiba como proteger suas plantas do frio

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Um comentário para “Conheça as Flores de Tempo Seco”

  1. rogeria maria

    Amo plantas, soh que moro em apartamto com pouca luz, fico encantada com tudo que voces publicam, me deem alguma dicas.obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>