Dicas Fundamentais para Montagem e Manutenção de Arranjos de Flores

4/05/2017

Arranjos de flores dão um toque especial a qualquer ambiente. Com criatividade e com as instruções corretas de montagem e conservação, é possível fazer as mais diversas combinações de maneira surpreendente. O mesmo vale para quem quer dar presentes e prefere algo diferente dos tradicionais buquês de rosas.

Como escolher as melhores flores

Comprar flores é uma atividade muito prazerosa. Se você for adepto do “faça você mesmo”, saiba que o importante é selecionar as espécies adequadas, visando uma combinação harmônica e a durabilidade. Procure em centrais de distribuição e analise cuidadosamente para identificar pétalas e folhas murchas, que indicam que a planta não vai durar muito tempo.

Prefira as podas que estejam limpas e embaladas, e lembre-se: a presença de muitos botões indica que a planta é mais nova e tem chances de durar mais. Assim que chegar à sua casa, retire as flores da embalagem e coloque em um recipiente com água. Se fizer um corte longitudinal de 2 cm nas bases, isso vai aumentar a área de contato com a água e melhorar a absorção. Faça esse corte com a haste já mergulhada na água. Tomando os cuidados necessários, muitas flores que em condições naturais durariam três ou quatro dias, no máximo, podem manter o viço por até duas semanas.

Saiba como montar e cuidar de seus arranjos de flores

Para garantir a harmonia visual dos arranjos de flores, não misture cores muito diferentes e contrastantes, como branco com vermelho. Prefira unir tons fortes, por exemplo, rosa, vermelho e laranja. Ou então, combine diferentes flores de uma mesma cor, ou várias cores de uma mesma espécie. Se você quiser dar mais volume, aposte em folhas verdes e folhagens ornamentais. Lembrando que os tons escolhidos devem estar em harmonia com o restante da decoração do ambiente – o ideal é acomodar os arranjos em espaços mais neutros e claros. Flores com aromas muito fortes devem ser evitadas em quartos e cozinhas.

Troque sempre a água do vaso, pois isso favorece a durabilidade. Se você não tiver muito tempo para os cuidados necessários dos seus arranjos de flores, priorize orquídeas, bromélias e copos-de-leite, que são um pouco mais “independentes”.

Para dar os arranjos de flores de presente, associe a outros enfeites, como laços, fitas, velas aromáticas e escolha um vaso bem bonito. E se você estiver sem tempo e preferir comprar um arranjo diretamente em uma floricultura online, como na Giuliana Flores, valem as mesmas dicas para que a melhor escolha seja feita. Não hesite em perguntar sobre a data da colheita e dos procedimentos adotados na montagem. Boas compras!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

5 Comentários para “Dicas Fundamentais para Montagem e Manutenção de Arranjos de Flores”

  1. Joselia

    Gosto muito das dicas q vocês postam… adoro Rosas e sempre aprendo algo com suas dicas… Obrigada

    Responder
  2. Adoro a página de vocês. Amo as flores e faço alguns arranjos aqui em casa, que aliás, não fica sem flores, Gostei muito das dicas, vou aproveita-las. Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>