Lindos Arranjos de Flores: Dicas para Montar o Seu

10/08/2016

Os arranjos de flores, tanto os mais simples quanto os mais sofisticados, dão um toque mais do que especial à decoração da casa. São fáceis de fazer e, para montá-los é preciso apenas ter os materiais necessários e dedicar tempo e cuidado às plantas. No post de hoje, vamos dar 10 dicas para  você montar os seus próprios lindos arranjos de flores. Acompanhe o passo a passo e deixe seu lar ainda mais bonito e aconchegante.

1. Escolha uma boa base

Escolha uma boa base para os lindos arranjos de flores

imagem de: pixabay.com

O primeiro passo ó optar por uma boa base que dê sustentação e acomode bem as flores e os acessórios que serão usados. Uma boa dica é apostar em bases recicláveis e sustentáveis, como potes de vidros, madeira, plástico ou outro tipo de recipiente que seja ideal para montar o arranjo.

2. Combine os lindos arranjos de flores com a decoração

Combine o arranjo de flores com a decoração

imagem de: pixabay.com

É muito importante escolher a base do arranjo de flores combinando com a decoração e estilo do ambiente. Ambientes mais descontraídos combinam com recipientes decorados, alegres e coloridos. Já os locais mais rústicos combinam perfeitamente com recipientes de madeira. Para os locais mais sofisticados, a ideia é dar um efeito ainda mais elegante, como os vasos de mármore, por exemplo.

3. Tenha cuidado com a escolha das flores

Tenha cuidado com a escolha das flores para o arranjo

imagem de: pixabay.com

É inegável que todas as espécies de flores são lindas! Mas, é preciso ter cuidado na hora em que for montar os arranjos, pois as mais indicadas são aquelas que se adaptam com as condições climáticas do local. Rosas, hortênsias, tulipas, boca-de-leão e a prímula, por exemplo, se adaptam ao clima frio. No verão, as indicadas são as astromélias, orquídeas, cravos, lisianthus e o copo-de-leite, que são resistentes às altas temperaturas.

4. Prepare as flores antes de montar o arranjo

Prepare as flores antes de montar o arranjo

imagem de: pixabay.com

É muito importante preparar o arranjo antes de montar o arranjo, pois é nessa hora em que os espinhos são retirados. Além disso, é preciso fazer o corte longitudinal nas hastes, que irá ajudá-la a absorver melhor a água.

5. Aposte em flores coloridas

Aposte em flores coloridas

imagem de: pixabay.com

O próximo passo é usar a criatividade para fazer lindos e coloridos arranjos de flores. Primeiro, construa um buquê, intercalando as flores escolhidas para compor o arranjo. Você pode usar mais de uma espécie de flor ou apostar em cores diferentes da mesma espécie.

6. Tenha firmeza na hora de amarrar

Tenha firmeza na hora de amarrar

imagem de: pixabay.com

Assim que a espessura estiver no tamanho adequado para o recipiente que irá recebê-las, amarre os caules com um arame para dar sustentação ao buquê. Nessa hora, tenha firmeza nas mãos para que o buquê não fique “soltando”. Quanto melhor amarrado estiver, mas bonito e firme o arranjo ficará.

7. Use as folhas para compor o arranjo

Use as folhas para compor o arranjo

imagem de: pixabay.com

Você pode usar as folhas que foram retiradas na hora do preparado do buquê para construir o arranjo. Elas podem ser usadas para enfeitar e dar volume ou para esconder elementos para fixação, como o arame, por exemplo.

8. Faça a troca da água frequentemente

Faça a troca da água frequentemente

imagem de: pixabay.com

É fundamental que a troca da água dos vasos seja feita com frequência e, a cada troca, higienizar o vaso. Outra dica é colocar uma esponja vegetal especial para arranjos, que absorve água e mantém as flores irrigadas. Se optar por usar a esponja, coloque-a no fundo do vaso e esconda-a com folhas.

9. Invista em acessórios e enfeites

Invista em acessórios e enfeites

imagem de: pixabay.com

Para fazer coloridos e lindos arranjos de flores, invista em itens, como fitas de tecido, galhos, musgos e palha. Todo material pode compor o arranjo e deixá-lo com o estilo da sua casa. A ideia é abusar da criatividade!

10. Cuide bem do seu arranjo

Cuide bem do seu arranjo

imagem de: pixabay.com

Para que os lindos arranjos de flores permaneçam sempre lindos e coloridos, é importante tomar alguns cuidados, como deixá-los longe de ventos fortes e do ar-condicionado, evitar água gelada, visto que isso causa choque térmico e diminui a resistência das plantas.

Com essas dicas, seu arranjo de flores permanecerá lindo e colorido por muito mais tempo. No site da Giuliana Flores, você encontra lindos arranjos de flores, com certeza um deles irá combinar com a beleza de seu lar!

Você também vai gostar de:

  1. Como Montar um Arranjo de Flores do Campo
  2. Confira Dicas de Conservação para Diferentes Arranjos de Flores
  3. Como Montar Arranjos de Flores Artificiais

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

10 Comentários para “Lindos Arranjos de Flores: Dicas para Montar o Seu”

  1. Fatima alencar

    Todos os arranjos são bem elaborados e lindos. Parabéns.

    Responder
  2. Eliane Wolfart Schaeffer

    Muito bem elaboradas as dicas e os arranjos florais
    Bom gosto e a singeleza de alguns, é arcante.

    Responder
  3. Eliane Alves da Silva

    Parabéns, Sempre amei Girassóis, arranjos lindos e dicas interessantes!?!
    No meu ambiente de trabalho , gosto de sempre ter um vasinho com girassol, passando energia positiva
    e alegrando o ambiente. Hoje, aprendi mais um pouco sobre esta flor tão bela.
    obrigado!?!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>