Flores Para o Canteiro: Conheça as Opções Ideais

Flores Para o Canteiro: Conheça as Opções Ideais

Saiba quais são as melhores espécies de flores para o canteiro e deixe seu jardim com um toque muito mais especial e bonito. Confira as dicas!

Um jardim bem cuidado e colorido, com lindas flores dispostas em diversos formatos, pode deixar o espaço mais bonito e aconchegante, fugindo dos canteiros comuns dispostos na lateral e com poucas plantas.

Com as flores para o canteiro, é possível formar desenhos originais, combinando várias espécies e cores para deixar o local ainda mais vivo e alegre. Conheça as opções ideais e dê um toque especial ao seu jardim!

Dicas especiais de flores para o canteiro

Na hora de escolher as flores para o canteiro, é preciso observar as condições do clima e do solo do local, pois algumas plantas só florescem em algumas épocas do ano e outras são constantes entre as estações. Então, caso queira seu canteiro sempre florido e lindo, atente-se a essas condições.

Plantio e adubação

Quanto à adubação, ela deve ser específica para cada tipo de vegetal. É importante também estar atento às alturas de cada planta e árvore do entorno, assim seu jardim terá um formato mais harmonioso e as sombras não impedirão o crescimento das outras plantas.

Montagem das flores para o canteiro

Antes de iniciar a montagem, é preciso fazer o contorno das ilhas de flores. Ele pode ser feito utilizando uma mangueira emborrachada de jardinagem, material flexível e extenso que irá auxiliar na hora de criar formas únicas no solo.

Quando a mangueira estiver posicionada, cave a terra ao redor em uma profundidade suficiente para adicionar composto orgânico e plantar as mudas desejadas.

Para a montagem do jardim, você pode criar figuras abstratas, arredondadas, arabescos e muitas outras, usando a imaginação de acordo com o espaço disponível e a estrutura disponível.

Para aumentar o tempo de floração e deixar seu canteiro mais bonito, vale fazer uma combinação de espécies, intercalando o plantio. Girassóis, tulipas, rosas, margaridas, hortênsias e gérberas são alguns exemplos de flores muito utilizadas na composição de canteiros. No momento de organizar, é comum colocar as plantas maiores no centro e as menores em volta a fim de compor um belo degradê de cores e formas.

Mais uma ideia interessante é incrementar o paisagismo do canteiro com pedras de diversas tonalidades, vasos ou até mesmo grama. Isso permite que a divisão seja mais clara e as formas se destaquem. A borda também pode ser limitada com pedras maiores ou tijolos, que criam uma barreira divisória no jardim e realçam os canteiros.

Seja criativo ao utilizar o espaço e combinar todos os elementos, e lembre-se de que a vegetação tem sua própria “natureza”, ou seja, tende a crescer em direções contrárias e em momentos distintos. Desse modo, a manutenção do formato do jardim por meio de podas, adubação e troca de espécies deverá ser uma preocupação constante para que o canteiro permaneça saudável e bonito por mais tempo.

No site da Giuliana Flores, você encontra diversas opções de flores para o canteiro para deixar o seu jardim muito mais bonito!

Você também vai gostar de:

  1. Alegre os Jardins Durante o Inverno com Azaleias
  2. Dicas de Flores Para Plantar na Calçada

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas