Lírios – Conheça a Flor que Representa a Pureza e a Inocência

18/05/2016
lirios-amarelos

imagem de: pixabay.com

Com formato exuberante e perfume inebriante, os lírios pertencem à família Liliaceae e são originariamente encontrados na América do Norte, Ásia e Europa. Parte de suas espécies é nativa dos trópicos, regiões com altitude elevada. Uma boa parte, no entanto, é proveniente dos vários cruzamentos entre si, que dão origem a diversas cores e variedades. São os chamados lírios híbridos.

Existem diversas espécies de lírios. Destaque para  os Lírios Orientais, os quais ostentam flores maiores e mais perfume, para os Lírios Asiáticos, quase sem perfume e com flores menores, porém com cores fortes e bastante variadas, e para os Lírios longuiflorum, que apresentam a cor creme e branca e flores grandes. Exceto este último, os dois primeiros são usados tanto para corte quanto para vaso.

lirios-vermelhos

imagem de: http://getbg.net/search/%D0%BB%D0%B8%D0%BB%D0%B8%D0%B8/4.html

Repletos de encanto, mistério e magia, os lírios fazem parte da história da humanidade há muitos séculos. Nessa trajetória, encontram-se misturas de crendices, lendas, misticismo, simpatias e religiões.

Entre suas características físicas, destaca-se o caule alongado, que presta uma imagem de elegância à flor. Por esse motivo, é uma das preferidas para decoração de palácios e eventos em geral, além de serem ainda hoje símbolos constantes em brasões de famílias reais europeias.

Significados dos lírios 

buque-noiva-lirios

imagem de: http://www.dicafeminina.net/veja-o-buque-de-casamento-com-flores-laranja/

Os lírios são flores muito mencionadas em livros sagrados, como é o caso da Bíblia. Pureza, castidade e inocência estão entre os principais símbolos remetidos a essas flores, por esse motivo, são muito presentes em buquês de noiva. Mas, como se destacam em qualquer arranjo, são oferecidos como presentes em diversas ocasiões. De acordo com as sua cor, tem uma representação e votos diferente. Confira os principais:

Lírio amarelo: Significa uma amizade que deseja tornar-se um romance, mas indica também decepção e desengano.

Lírio branco e lilás: representa inocência, matrimônio e maternidade.

Lírio de pétalas azul: Permanência de um sentimento bom. Segurança.

Lírios de pétalas laranjas: Indicam imensurável fascínio e atração.

Curiosidades sobre os lírios 

Você sabia que os lírios, ao lado das rosas, são as flores que possuem o perfume mais inebriante? Isso se deve a feniletilamina, substância que estimula a produção de endorfina no organismo humano, proporcionando uma maravilhosa sensação de tranquilidade e bem-estar.

Quando dissemos que a relação entre lírios e homens já é antiga, não estávamos exagerando. Desenhos de lírios foram encontrados em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, as quais eram dedicadas à Hera. Além disso, havia uma lenda que atribui à flor o poder de reconciliar os amantes. Um pedaço do bulbo teria a capacidade de reaproximar os apaixonados que romperam relações.

lirios-brancos

imagem de: pixabay.com

Um dos significados, atribuídos à palavra Lírio é Amor Eterno. Quem o batizou assim foram os povos chineses, que o cultivam há mais de 3000 (três mil) anos. Na China, o Lírio, significa fartura e é a flor associada à chegada ao Verão chinês. Em muitas outras partes do mundo, os lírios são considerados os reis das flores.

Cultivo

No vaso, o lírio necessita de um local com boa iluminação, mas o contato direto com o sol forte deve ser evitado. Outro cuidado que se deve ter é com o substrato: não o deixe secar completamente, regando-o sempre que preciso, a ponto que a água saia através dos furos do vaso. Evite somente que o líquido se acumule no prato.

Na Giuliana Flores, você encontra arranjos e buquês de lírios para oferecer a quem você ama.

 

Você também vai gostar de: 

  1. Lírios da Paz: Encante-se por essas Belas Flores
  2. Saiba como Decorar seu Casamento com Lírios
  3. Decore sua Casa com Lírios

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

12 Comentários para “Lírios – Conheça a Flor que Representa a Pureza e a Inocência”

  1. edjane moura

    adoro flores elas sao a beleza do mundo na natureza fazem o ar ficar perfumado e dao sustancia a flora medicinal…

    Responder
  2. amo demas flores lindas. estao lindas ‘ acho que sou borboletas ou abelhas .. mesmo entre os espinhos amo ve-las e sentir o cheiro de cada perfume que esalam na natureza…… gosto muito do que publica’, flores e vida.

    Responder
  3. Irene B. La Rosa

    Gostei do documentario sobre lirios, uma vez que adoro em especial essa flor.

    Responder
  4. Cidnéa Nogueira Gonçalves

    Adoro lirios eu acho que essa flores sâo dos anjos

    Responder
  5. salete siqueira

    Meu namorado desde o começo me chamava de lirio… e eu não entendia…mais achava lindo….hoje amo ainda mais…e incrivel essas flores maravilhosas…sempre lembrarei dele comuito amor…Luciano fereira….

    Responder
  6. Maria Regina Ribeiro

    Estou muito Feliz pois, tenho um pé de goiabeira no quintal da minha casa que nunca deu goiaba mas, derrepente, me aparece folhas muito verdes parecendo um mato grosso em volta da goiabeira, por não conhecer Lírio, deixei para ver do que se tratava, e derrepente, nasce um monte de pés de Lírios da cor Laranja, flores enormes e lindas…sou muito Feliz por isso…mora em Boa Vista/Roraima…derrepente esse clima aki é muito bom para esse tipo de flor…

    Responder
  7. juliana

    meu nome artistico é juliana Sayuri. Sayuri em japonês significa pequeno lírio branco, escolhe esse nome por a caso pois sou muito ligada a natureza, e pelo visto escolhe sem querer uma a flor q tem tudo a ver comigo.

    Responder
  8. lilian

    Meu nome é Lílian…
    E descobri q sua tradução eh lírio, e por incrível q pareça, essa sempre foi minha flor favorita.
    Amo meu nome…amo lírios

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>