Plantas que Filtram Água – Saiba Quais São

23/11/2016

Você sabia que existem algumas plantas que filtram água que têm o poder de descontaminá-la de coliformes fecais, elementos tóxicos e, até mesmo, de metais pesados, como o chumbo, tornando-a própria para ser utilizada novamente?

A técnica de utilizar plantas para filtrar a água veio da África em 1994 e tem sido bastante difundida em organizações não governamentais que atuam em regiões brasileiras afetadas pela seca.

Conheça as plantas que filtram água

O cultivo de plantas para ajudar na oxigenação de águas contaminadas tem se tornado cada vez mais comum. Essas plantas são algumas das responsáveis por promover essa reação natural. Olha só!

Aguapé

Planta aquática que possui raízes longas e finas. Essas raízes contam com uma grande quantidade de bactérias e fungos que atuam sobre as moléculas tóxicas, quebram sua estrutura, permitem que a planta assimile os componentes tóxicos e filtram a água.

aguapé

Créditos da Imagem: Flores e Folhagens

Alface d’água

Devido a sua grande quantidade de nutrientes orgânicos, essa planta pode filtrar a água em tratamento, assim o líquido fica limpo e próprio para o uso.

Créditos da Imagem: Ciência Hoje

Moringa

A Moringa é uma das plantas que filtram água. Ela, originária da Índia, é uma rica em sais minerais e vitaminas. Sua eficácia na redução de até 98% de coliformes fecais em águas barrentas foi comprovada em pesquisas científicas.

Créditos da Imagem: eCycle

Como purificar a água usando moringa

Para que você conheça um exemplo prático de plantas que filtram água, vamos te mostrar o passo a passo para a purificação usando a planta moringa.

Primeiro descasque de uma a três sementes por litro de água, amasse-as em um pilão até fazer um pó e coloque-as em um recipiente com água limpa, que precisará ser coada logo em seguida. Depois, pegue esse líquido e adicione na água que deseja purificar. Com essa mistura, é necessário que você mexa a água com força por cerca de um minuto e lentamente por mais cinco minutos. Desta forma, o barro se assenta no fundo do reservatório, deixando o restante de água purificado.

Como posso reutilizar a água filtrada pelas plantas

A água filtrada pelas plantas, principalmente a moringa, pode ser ingerida, utilizada para realizar atividades domésticas, lavar calçada, veículos e, também, para regar as hortas e jardins.

Viu só?! A riqueza das plantas que filtram água é tão grande que elas conseguem purificar facilmente esse líquido tão importante. Quer receber mais dicas sobre flores e plantas? Continue acompanhando o nosso blog!

Você também vai gostar de:

  1. Regar plantas – como, quando e quantas vezes
  2. Água de qualidade para regar suas plantas
  3. Conheça as principais plantas aquáticas

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>