Primavera – Saiba mais Sobre a Estação Colorida

22/09/2017

A primavera acabou de chegar por aqui e trouxe consigo dias mais longos e coloridos. O termo é originário do latim “prima verna”, significa a primeira das quatro estações.

Desde a antiguidade, o período é muito cultuado pela humanidade e considerado por muitos o período da beleza e fertilidade. Egípcios, sumérios, babilônios e celtas tinham o hábito de agradecer à natureza pelas plantas e alimentos que proporcionados durante essa época.

Todos em clima de primavera

Todos em clima de primavera

imagem de: pixabay.com

Os dias frios e cinzentos do inverno chegam ao fim com o começo da primavera. Neste período, a posição da Terra viabiliza maior energia solar que atinge a superfície do planeta. O clima favorece o plantio e germinação de grande parte das flores. Esse fenômeno ocorre em períodos diferentes ao redor do mundo. Enquanto no hemisfério norte a estação inicia-se no dia 22 de março e termina em 21 de junho, no hemisfério sul, onde estamos localizados, acontece entre 23 de setembro e 21 de dezembro.

As estações são bem definidas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre o Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio). O Brasil não está localizado nessas regiões.

A estação das flores no Brasil

A estação das flores no Brasil

imagem de: pixabay.com

Aqui, o clima é tropical, em que somente duas estações no ano são mais características: inverno, mais seco, e verão, chuvoso. Por isso, a primavera pode apresentar diferentes variações, de acordo com a região.

A chegada da estação é marcada pelo equinócio no Brasil. O fenômeno acontece na abertura oficial da primavera, 23 de setembro, que é marcado por dia e noite com a mesma duração. Em geral, a primavera brasileira se caracteriza por temperaturas mais amenas nas regiões sul e sudeste. Já no norte, nordeste e centro, elas tendem a ser mais altas.

Na estação das flores, diversos animais buscam parceiros, pois é um período em que as fêmeas encontram maior quantidade de alimentos para gerar e criar seus filhotes. Cada espécie possui um método para atrair seu parceiro. Alguns mudam de comportamento; outros, até de cor. Os peixes, por exemplo, passam a ter escamas com tonalidades mais fortes a fim de chamar atenção. E os pássaros passam a cantar mais para conquistar as fêmeas.

Como é comemorada a chegada da primavera pelo mundo

Como é comemorada a chegada da primavera pelo mundo

imagem de: pixabay.com

A primavera é tradicionalmente muito aguardada por diferentes povos ao redor do mundo. Há mais de quatro mil anos, a China recebe a estação com a Festa da Primavera. No Japão, essa é a época em que as cerejeiras florescem. Em algumas regiões do país, o fenômeno é comemorado por meio do haru, como são conhecidos os festivais e piqueniques realizados pelas famílias que se reúnem em parques.

No hemisfério norte, a chegada da primavera coincide com a Páscoa. Essa comemoração religiosa teve influência da homenagem pagã à Ostera, considerada deusa da estação por antigos povos da Europa, como os germânicos. Como essa divindade era retratada segurando um ovo, como símbolo da chegada de uma nova vida, os festivais eram decorados com ovos coloridos. Esse elemento foi incorporado pela cultura cristã.

Floreie a vida de alguém ou deixe a sua casa com a cara da estação com os arranjos e buquês de flores da coleção primavera Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Buquês de Primavera: um motivo a mais para sorrir!
  2. Saiba quais são as flores da primavera!
  3. Aproveite a primavera e faça lindos arranjos de flores

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

3 Comentários para “Primavera – Saiba mais Sobre a Estação Colorida”

  1. Ana Lúcia

    Eu adoro a estacão primavera adoro flores rosas.Seria tão bom se não avesse tantos desmatamento nas floreta iria cer um bem para a natureza eu acredito.

    Responder
  2. Maria Elena Infante

    Por favor como é o nome das flores com um banco na frete. Como faço para comprar mudas. Todas são muito lindas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>