Saiba Como Conservar Rosas Por Mais Tempo

10/03/2017

Receber um buquê de flores é algo que agrada a maioria das pessoas e, para prolongar a beleza das plantas, muitas pessoas buscam saber o que fazer para preservá-las e, principalmente, aprender como conservar rosas.

Nesse artigo, vamos te mostrar que é possível contar com algumas técnicas simples, que proporcionam uma conservação de até 15 dias dessas lindas flores.

Como manter o buquê de rosas preservado

O primeiro cuidado fundamental para quem quer entender como conservar rosas é retirar toda a embalagem, fitas e outros enfeites do buquê para facilitar a respiração das plantas.

 

Antes de colocá-las no vaso, certifique-se que o recipiente está bem limpo, assim como a água que será utilizada. Feito isso, faça pequenos cortes diagonais de 1 cm, com uma tesoura ou uma faca afiada, nas pontas das hastes das flores para auxiliar a absorção da água. Uma dica para proteger as plantas ainda mais é fazer esses cortes debaixo de água corrente para evitar a entrada de ar nas hastes.

Quando as flores já estiverem no vaso, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Verifique se a quantidade de água é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas para evitar contaminação por bactérias. Se houver muitas folhas no vaso, retire o excesso para facilitar a respiração das flores. No caso das rosas, remova também os espinhos.

Outra forma de como conservar rosas é, depois de finalizar a montagem do vaso, escolher um local fresco e arejado, sem exposição direta ao sol, ao vento e, de preferência, distante do ar-condicionado, que causa desidratação nas flores.

Para mantê-las bonitas por mais tempo, é recomendado trocar a água do vaso diariamente e remover folhas, flores ou pétalas que estiverem morrendo.

Solução caseira – Como conservar rosas

Se quiser melhorar ainda mais o resultado, faça uma solução caseira, que prolonga o frescor e a vitalidade das flores, para adicionar na água. Em um copo com água filtrada, misture o suco de meio limão, duas colheres de chá de açúcar cristal e duas colheres de chá de vinagre branco. Para 1 litro de água, adicione 50 ml da solução.

Os arranjos de flores também podem durar mais tempo, no entanto, requerem cuidados mais simples em relação a como conservar rosas especificamente no buquê, pois já vêm montados com as hastes fincadas em espumas, as quais mantêm as plantas hidratadas por um tempo maior.

Se essa é sua intenção, deixe o arranjo sempre em local fresco e regue diariamente, despejando água sobre as hastes, nunca sobre as flores, porque as pétalas são muito sensíveis e podem se desintegrar. No caso das rosas, a água pode ser borrifada delicadamente sobre as pétalas para aumentar o frescor.

Agora que você aprendeu como conservar rosas por mais tempo, já sabe o que fazer com os próximos buquês que ganhar. Veja em nosso site as belíssimas opções de plantas e flores e escolha as suas!

Você também vai gostar de:

  1. Significado da Rosa Branca e suas Lendas
  2. Cultivo das Rosas – Dicas e Cuidados Básicos

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

6 Comentários para “Saiba Como Conservar Rosas Por Mais Tempo”

    • Olá, Vera!
      Fique de olho no nosso blog que teremos muitas dicas sobre arranjos florais e como fazer um lindo arranjo!
      =]

      Responder
  1. Maria madalena peixoto mucceda

    Amo,
    receber estas dicas de vocês enriquecem o meu conhecimento sobre as plantas.

    Responder
  2. Ana Callou

    ganhei um buque do meu marido hoje e queria que ele durasse para sempre!

    Responder
  3. Flávia

    Boa tarde

    gostaria de saber com qto tempo de antecedência é possível montar buquê para noiva, damas e madrinhas, sem que elas percam o frescor e beleza.

    E também os vasos para ornamentação dos casamentos.

    Obrigada

    Flávia

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>