Saiba Como Cuidar das Violetas – Flores Fáceis de Cuidar

14/09/2013

As violetas são originárias da África que podem ser encontradas em praticamente todos os continentes. Estas flores de suaves tons coloridos em lilás costumam ter um perfume bem mais suave que do que outras flores, como as rosas, por exemplo. Elas crescem naturalmente no Tânger, que fica na região mais ao norte da África. Algumas espécies de violetas podem atingir até 20 centímetros de altura.

violeta

violeta

Apesar de serem plantas de clima quente, algumas espécies de folhagem mais clara preferem estar mais à sombra, sem a incidência de luz solar caindo diretamente sobre elas. Também não se adaptam em ambientes muito fechados – elas precisam de ar fresco e ventilação constante para não ficarem abafadas, o que pode levar ao amarelamento de suas folhas, enfraquecendo a planta.

As violetas são, sem dúvida, algumas das flores mais populares para o cultivo em vasos, a número um na preferência nacional. Elas são extremamente fáceis de serem cuidadas. Possuem um ciclo de desenvolvimento relativamente curto, em comparação com outras plantas, como os ciclames ou as bromélias, que geralmente florescem apenas uma vez ao ano. As violetas, por outro lado, podem florir o ano todo, quando se tomam os cuidados necessários. No total, são cerca de 32 semanas de ciclo produtivo: 20 semanas para formar a muda, e mais 12 semanas para que elas floresçam.

As plantas de violetas comercializadas em floriculturas vêm, em sua maioria, dentro de vasos de plástico. Especialistas em paisagismo e jardinagem em geral recomendam, porém, que se troque as mudas ou as flores com raiz para um vaso de barro. Os potes feitos deste material ajudam a absorver a umidade que a planta pode acumular, ajudando a evitar a ocorrência de fungos e bactérias, a que as violetas estão bastante propensas.

Outra razão para se trocar de vaso é o tempo de vida da própria planta. Ela deve ir para um recipiente maior quando tiver crescido além da capacidade do vaso, situação que pode levar ao seu sufocamento. O plantio das violetas também pode ser feito a partir de uma única folha da planta.

Ela deve ser enterrada numa profundidade relativamente rasa, em terra rica em húmus. Quando as mudas nascem, a folha matriz deve ser retirada do vaso para que a planta cresça de forma independente. A rega deve ser mais esparsa do que com outras flores.

Muitos sugerem não jogar água diretamente nas folhas e flores, mas sim na terra, e apenas uma pequena quantidade de cada vez.
Essas, aliás, são algumas das característica das violetas que as fazem as queridinhas das donas de casa em geral – além de enfeitar e perfumar o ambiente, elas não precisam de atenção constante para florirem saudáveis e viçosas. Também são algumas das flores preferidas para se presentear profissionais ocupados. Juntamente com as orquídeas, as violetas são ainda as flores mais oferecidas às professoras no seu dia.

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

16 Comentários para “Saiba Como Cuidar das Violetas – Flores Fáceis de Cuidar”

  1. Magrid Meyer

    Estou amando as dicas oferecidas por vocês. Sou uma apreciadora de flores e plantas e tenho algumas violetas e orquídeas, assim como um jardim com rosas.
    Bjos e um lindo final de semana com muitas flores.

    Responder
  2. marlene mori

    amo flores tenho violetas muito obrigada pela dica beijos a todos

    Responder
  3. MARIA CUSTODIA DEMICIANO

    GOSTEI DAS DICAS TENHO EM CASA VIOLETAS 12 VOSOS AMO FLORES

    Responder
  4. eu amo as violetas

    amo as violetas mas, qdo compro elas morrem com facilidade!

    Responder
    • Karina

      Olá! As minhas também morriam com muita facilidade, mas seguindo essas dicas elas têm durado muito mais. Experimente!

      Responder
  5. iniciei o cultivo e espero ser bem sucedida!!! Gostei muito da matéria!!!Grata

    Responder
  6. Monica Gonçalves

    Amo de paixão as lindas violetinhas, mas não dou sorte com elas.Morro de dó quando elas morrem,mas o ambiente do meu aptº é muito quente pra elas.Que pena,ai quando ganho, tento cuidar dela o máximo de tempo que posso,por que sei que ela não vai ficar comigo por muito tempo.

    Responder
  7. Janete

    gostei muito violetas, só não sei como cuidá-las devidamente. obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>