Saiba tudo sobre as cúrcumas

Saiba tudo sobre as cúrcumas

Saiba mais sobre as encantadoras curcumas, flores de origem asiáticas muito utilizadas na decoração de diversos ambiente e saiba como cultivá-las para manter sua beleza por mais tempo, seja plantadas ou botões em vasos.

Há várias flores que são indicadas para quem desejar dar aquele toque delicado à decoração do ambiente. E umas das mais procuradas e indicadas para deixar a sua casa linda estão as cúrcumas. Antes de levar essa linda flor para casa, conheça sobre ela com a Giuliana Flores.

O que são as cúrcumas

As cúrcumas são flores originárias da Ásia e são bastante conhecidas em virtude de suas propriedades medicinais. Também chamada por nomes como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, e gengibre-dourado, elas são muito usadas na fabricação de perfumes e roupas.

Com um visual único, as cúrcumas também são indicadas para uso em paisagismo e decoração, pois tornam qualquer ambiente muito mais alegre, sofisticado e deliciado. Sendo uma ótima sugestão de presente para aquela amiga que está inaugurando uma casinha nova.

Os significados das cúrcumas

A cúrcuma é uma flor que tem uma característica única, em aparência e aroma.  O seu nome vem do latim e significa mérito da terra. Umas das cores que faz mais sucesso na hora de presentear é a rosa, pois ela simboliza exuberância, delicadeza. Sendo uma ótima opção de presente para as principais datas comemorativas do ano.

Principais características das cúrcumas

As cúrcumas são plantas singulares também chamadas de plantas da estação. Suas características mais marcantes são as folhas brilhantes e longas que podem chegar a medir até 60 centímetros de altura e as raízes de cor alaranjada.

Já as suas flores nascem nas partes terminais das folhas e tem como cores predominantes o branco, rosa e lilás. Elas costumam florescer a ganhar a sua cor característica durante os meses mais quentes do ano, principalmente durante o verão.

 

close em pétalas de cúrcumas

Lindas cúrcumas no jardim

Os benefícios medicinais da cúrcuma

Você sabia que além de ter um belo item de decoração que deixa qualquer ambiente mais charmoso, o cúrcuma também tem poderes medicinais? É isso mesmo! Ela é usada há milhares de anos para combater resfriados, infecções, sinusite, diabetes e uma série de problemas de saúde. Incrível, não é mesmo?

Mas antes de usá-la para combater esses e outros males, é necessário consultar um médico. Pois, ela contém propriedades não recomendadas para crianças, lactantes, grávidas e também podem acarretar sérios problemas se usadas junto com outros medicamentos.

Não confunda: cúrcuma não é açafrão

Apesar de ser conhecida também como açafrão da terra, a cúrcuma e o açafrão são plantas totalmente diferentes. Não confunda! Veja como diferenciar essas duas espécies, que são parecidas apenas no nome.

Cúrcuma: A cúrcuma é um caule subterrâneo, também conhecido como rizoma. Ela é da família do gengibre e o seu caule é usado para fins medicinais e também para a coloração de comidas e tecidos.

Açafrão: Já o açafrão é parte de uma flor, chamada de estigma. Por exemplo, para conseguir produzir 1 kg de açafrão, que é usado para temperar alimentos, são necessárias 200 mil flores. Ele é vendido normalmente em pó avermelhado. Entendeu a diferença?

 

vidro com pó de cúrcumas

O pó feito da raiz da cúrcuma pode ser usado para tingimento de tecidos

Aprenda como cuidar das suas cúrcumas

As cúrcumas são plantas que podem ser encontradas tanto para serem cultivadas em jardins como em belos vasos. Independente da maneira que você adquirir a sua cúrcuma, o mais importante é deixá-la em locais à meia sombra, pois a exposição direta ao sol pode queimar suas pétalas e folhas. E a gente não quer isso, não é mesmo?

Outro ponto muito importante para manter a sua plantinha saudável é a rega. Em épocas mais quentes do ano, como no verão, o recomendado é deixar o solo sempre úmido, o que demanda uma rega frequente.

Já no outono, quando as folhas passam por um processo de amarelamento, o indicado é suspender a rega e deixar o solo secar completamente. Não precisa se preocupar, nesse período cúrcuma entra em processo de hibernação para florescer gradualmente com a chegada da primavera. Lindo, não é mesmo?

Não se esqueça, para garantir que a sua cúrcuma tenha um crescimento saudável faça a poda de folhas e flores secas. Faça também a adubação mensal com substrato orgânico para permitir que a sua plantinha tenha os nutrientes necessários para se desenvolver.

 Adorou aprender mais sobre a cúrcuma? Então não deixe de visitar a seção de jardinagem do Blog da Giu! Lá você encontra dicas incríveis.

Deseja começar um lindo jardinzinho em casa? Então visite a coleção exclusiva de flores plantadas da Giuliana Flores. Está imperdível.

 

1 Comentário(s)

  1. Wilson inocencio Ferreira disse:

    Muito bom. Grato.

Matérias relacionadas