Trevo de Quatro Folhas – Saiba Mais Sobre Essa Planta Rara

24/10/2016
trevo-quatro-folhas-capa

imagem de: pixabay.com

Conhecido internacionalmente como símbolo da sorte e considerado como sagrado para muitos povos, o trevo de quatro folhas, apesar da simplicidade aparente, carrega muitas histórias e lendas. É por esse motivo que é muito usado como amuleto da sorte, estando presente em chaveiros, pingentes e até em estampas de roupas. Saiba mais sobre essa planta rara e atraia bons fluidos!

Conheça a lenda do Trevo de Quatro Folhas

lenda-trevo-quatro-folhas

imagem de: pixabay.com

É possível encontrar diferentes lendas sobre o Trevo de Quatro Folhas. A mais comum é a de que a folha se tornou conhecida na Inglaterra e Irlanda por volta de 200 anos antes de Cristo, quando mestres, juízes e sacerdotes consideravam o formato da “cruz” na folha como algo sagrado, significando unidade plena e equilíbrio. Para eles, quem encontrasse um trevo de quatro folhas estaria portando a boa sorte, saúde e harmonia. Diz a lenda também que quem adquirisse o trevo da sorte estaria recebendo os poderes da floresta e a sorte dos deuses.

Para receber a sorte do trevo de quatro folhas é preciso recebê-lo de presente e depois presentear três pessoas.

Diz a tradição que quem ganha um trevo de quatro folhas ganha boas energias, saúde, fortuna, prosperidade e amor. Ainda segundo a tradição, para cada trevo que se colhe, outros seis novos nascem no lugar, multiplicando a sorte para todos.

Veja o significado das Quatro Folhas

significado-trevo-quatro-folhas

imagem de: pixabay.com

Muitos povos acreditam que o número quatro tem um significado e representa um ciclo completo, como as 4 estações, as 4 fases da Lua e os 4 elementos da natureza.

As quatro folhas no trevo representam a esperança, a fé, o amor e a sorte.

Saiba a origem do Trevo de Quatro Folhas

origem-trevo-quatro-folhas

imagem de: pixabay.com

Como o próprio nome diz, o trevo é uma folha com três folíolos comuns na maioria das espécies do gênero Trifolium (tri= três e folium=folha). Já o trevo de quatro folhas é resultado de uma anomalia.

Não se sabe ao certo como isso é causado, se por fatores genéticos, ambientais ou os dois. Essa raridade sugere gene excessivo em baixa frequência , causando a formação. Outra possibilidade é a de que as quatro folhas sejam causadas por mutação somática ou erro no desenvolvimento de causas ambientais. Existem cerca de mais de 100.000 trevos de três folíolos por um de quatro folíolos, ele é realmente raro!

Como cultivar o Trevo de Quatro Folhas

cultivo-trevo-quatro-folhas

imagem de: pixabay.com

O cultivo do trevo dispensa muitos cuidados. A planta é  bem resistente e se espalha pelo jardim sem muitos segredos. Necessita de pouca luz e precisa de solo fértil e irrigado regularmente. Com esses pequenos cuidados, os trevos se formarão em poucas semanas. Evite pisoteá-los e tenha cuidado para que o crescimento da planta não atrapalhe o desenvolvimento de outras plantas do jardim.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa planta rara e carregada de bons significados? Quando encontrar um trevo de quatro folhar em algum jardim, já sabe: guarde-o e atraia muita boa sorte.

Encontre outros tipos de flores na Giuliana Flores e deixe seu jardim ainda mais belo!

Você também vai gostar de:

  1. Deseje Boa Sorte com Flores
  2. Como Cuidar de Pimenteira
  3. Sete Ervas – Conheça Mais Sobre Essas Plantas e Saiba Como Cultivá-las

 

 

 

 

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>