Decore Muros com Trepadeiras

6/07/2017

Nos quesitos segurança e privacidade, os muros são indispensáveis. Mas no quesito beleza, mesmo se forem feitos com materiais mais modernos, muitas vezes eles ficam a desejar. A boa notícia é que esse quadro pode ser modificado integrando os muros ao projeto de paisagismo da casa e permitindo que as trepadeiras tomem conta deles.

Cultivar esse tipo de planta trará muitos benefícios para o seu lar. Elas embelezarão seu quintal, tornando os muros mais confortáveis visualmente, proporcionarão espaços sombreados e ainda darão aquele toque verde em locais que, por alguma razão, não permitem o cultivo de árvores.

Então, confira a seguir algumas sugestões de decoração com plantas trepadeiras e cultive essa ideia!

Amor-agarradinho ou mimo-do-céu

Originária do México, essa planta possui folhagem brilhante e floração abundante na cor rosa. Para plantá-la, a recomendação é fazer uma condução com fios de náilon, para que a planta se espalhe bem.

Vale mencionar que essa é uma espécie que se reproduz por meio de estacas e o seu cultivo deve ser sob sol pleno. Outra dica importante é manter, em média, um espaçamento de 50 centímetros entre as plantas.

trepadeira-amor-agarradinho

Fonte: Mário Franco

Falsa-vinha ou hera-de-inverno

Nativa da China e do Japão, é capaz de cobrir completamente o muro, porém, no outono e no inverno suas folhagens diminuem. Mas não se preocupe: suas ramificações são muito ornamentais.

Para um ótimo desenvolvimento, plante em local que receba sol a maior parte do dia. Mas saiba que a espécie se adapta à meia-sombra, se for preciso. Essa trepadeira se multiplica por estacas fixadas na ponta dos ramos. O espaço entre a espécie também deve ser de 50 centímetros.

trepadeiras-hera-de-inverno

Fonte: jardineiro.net

Maracujá-de-flor-vermelha ou maracujá-poranga

Ao contrário das outras espécies citadas, essa é proveniente do Brasil e da América tropical. Ela apresenta lindas flores de coloração vermelha e é indicada para lugares com muito espaço, pois pode atingir até 5 metros.

Ela precisa de bastante sol para crescer e se difunde por meio de sementes. Como tem um grande porte, a distância ideal entre as plantas é de um metro e meio. É uma ótima espécie para ser cultivada em revestimento de portais, grades e cercas.

Veja como plantar a trepadeira maracujá-poranga

Imagem de: pixabay.com

Trepadeiras maracujá-roxo

O maracujá-roxo é uma das espécies de trepadeiras mais conhecidas. Também natural do Brasil e América tropical, dá flores exóticas, com uma mistura de tons exuberantes, e tem frutos durante todo o ano.

Essa é uma espécie que carece de sol pleno para desenvolver-se e se espalha por meio de sementes. O plantio deve ser feito com mudas formadas, para que cubra rapidamente o muro. Assim como no maracujá-poranga, a medida de espaço entre outras plantas do maracujá-roxo também é de um metro e meio.

trepadeiras-maracuja-roxo

Imagem de: pixabay.com

Trepadeira-castanha

O visual que essa trepadeira cria é muito ornamental. Vinda do Vietnã, ela cresce em abundância e, por isso, pode “engolir” outras plantas que estiverem ao seu lado.

A espécie prefere regiões com temperaturas amenas e frias. Porém, também desenvolve-se sob o sol constante. A reprodução é feita por meio de estaquia de galha, e o espaço entre outras plantas deve ser de 50 centímetros.

Trepadeiras-Castanha

Fonte: gardensofmylife.blogspot.com.br

Essas são algumas das trepadeiras que você pode usar para decorar os muros. Porém, existem outras belas plantas que podem te ajudar a levar mais natureza para os ambientes. Então, continue navegando no blog da Giuliana Flores e descubra diversas espécies!

Você também vai gostar de:

1. Que Tal Fazer Lindos Vasos de Flores Com Pneus Velhos?
2. Você Sabe a Diferença entre Plantas Epífitas e Parasitas?
3. Plantas para Jardim – Confira Dicas de Espécies

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

3 Comentários para “Decore Muros com Trepadeiras”

  1. Margarete Costa

    Quando acordei ,para o mundo, ja gostava de plantas !
    Nada, me realiza tanto, como o contato com a terra, plantas,
    Plantar, uma semente e acompanhar , a sua soberania , ao romper a terra,
    Eh um espetáculo divino que me realiza !

    Responder
  2. Lucinete Gomes

    Sou louca por plantas,mais não sei cuidar bem, eu planto fica linda depois elas vão ficando feias até que morrem ,fico triste com isso. Tenho áreas de inverno e no momento estão sem plantas,vc poderia me ajudar? que plantas eu poderia colocar, é uma na sala, e outra no quarto. Fico muito agradecida se puder me ajuda.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>