Jardim Vertical – Saiba Como Montar e Decorar a Sua Casa

21/04/2017

O jardim vertical é uma ótima opção para pessoas que moram em centros urbanos, com pequena área verde ou em apartamentos, que dispõem de pouco espaço para o cultivo de plantas. Essa solução também se aplica em casas que têm uma parede inutilizada, transformando-a em um local bonito e florido.

Jardim Vertical

Como fazer meu próprio jardim vertical

Existem muitas maneiras de fazer um jardim vertical com produtos prontos ou reciclados. O primeiro passo é fixar uma estrutura resistente e segura na parede. Antes de preparar a terra e plantar as flores, é preciso preparar toda a estrutura para a irrigação, impermeabilizar os nichos e definir onde a água será escoada.

Com todos esses detalhes prontos, é hora de escolher os materiais e usar a criatividade para harmonizar o jardim vertical com a decoração do ambiente. Podem ser feitas placas de madeira, bambu ou fibra de coco na parede com vários vasinhos fixados. Outra solução é utilizar treliças de metal ou bambu, que podem receber os vasos diretamente ou serem forrados com fibra. Para fixar os vasos, vale usar arames bem espessos ou lacres de nylon.

jardim vertical concreto

Se o jardim vertical for instalado em um local definitivo, é indicado fazer um painel de blocos de cerâmica fixado diretamente na parede com concreto. Basta unir os blocos do tamanho que desejar para criar um belo canteiro suspenso. Outra forma de preencher as paredes com o verde e o colorido das flores é criar um belo quadro vivo. A estrutura é semelhante à de um quadro normal, com fundo e moldura, mas com terra colocada dentro, coberta com uma tela. Para finalizar, é só plantar as mudas e pendurar na parede.

Usando materiais recicláveis em seu jardim

Se a opção for utilizar materiais recicláveis, as possibilidades para criar um jardim diferente são inúmeras. As garrafas pet, por exemplo, transformam-se em vasos de uma forma rápida e fácil. Faça uma abertura retangular no centro da garrafa e um furo de cada lado dessa abertura, nas partes superior e inferior, para passar a corda que irá sustentar o vaso, e finalize com uma pintura ou enfeites de sua preferência. Latas, caixinhas de leite e tubos de PVC também ficam charmosos com uma decoração colorida e personalizada. O reaproveitamento de materiais vale ainda para a estrutura, que pode ser montada com blocos de concreto, caixotes de madeira e sapateiras.

Jardim Vertical de Garrafa Pet

Viu só? Todas as opções de jardim vertical podem ser instaladas na parte interna da casa, em sacadas e no quintal. Escolha as flores mais bonitas em nosso site e capriche na decoração!

Você também vai gostar de:

  1. Jardim dentro de Casa – Confira Dicas para Montar um Jardim Elegante
  2. Conheça as Ferramentas para Cuidar de Jardim

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

16 Comentários para “Jardim Vertical – Saiba Como Montar e Decorar a Sua Casa”

    • gostaria de receber mais ideias sobre jardin vertical.

      Agradecida

      ARubia

      Responder
  1. meu nome è maria nilza soares guimaraes barbosa

    muito lindo amei fica um visual bem aclhedor bem alegre

    Responder
  2. zuleide de moraes gatti guerra

    Gostaria de sugestão sobre flores para o jardim vertical,sol o dia todo.Obrigada.

    Responder
  3. Angela Teixeira

    Que lindo!
    É exatamente o que estou querendo fazer em meu apartamento, mas não sei que tipo de planta colocar.

    Responder
  4. Thaaiislla

    Nossa eu ameeiii o jardiim vertiicall vou tentar fazer goosteii muito

    Responder
  5. vanglezia costa

    Essas dicas nos alimentam os olhos e a alma,trasnmitindo-nos uma harmonia que podemos adiquiri atraves dessas belezas.

    Responder
  6. elda pereira da silva

    achei lindo o jardim de garrafa pet qual flor eu posso plantar em local que pega sol constantemente

    Responder
  7. walquiria

    nossa lindo esse jardim de garrafa pet adorei……. vou fazer……

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>