Como Escolher o Buquê de Noiva Ideal?

22/10/2013

Raramente encontra-se uma noiva sem um buquê de flores, pois o acessório já se transformou em um item obrigatório na produção das mulheres que soltem ao altar, em todo o mundo. Além disso, na cultura ocidental os buques de flores das noivas são arremessados às convidadas da cerimônia de casamento para dar sorte no amor para quem apanhar o arranjo.

Buquê de noiva

Buquê de noiva

Em geral, o buquê costuma variar de acordo com o vestido da noiva, estilo da cerimônia e festa e tipo físico da mulher.

Em relação ao vestido, o buquê ideal segue a clássica regra de moda que preza pela ponderação, ou seja, trajes com muitos detalhes ou volume pedem arranjos mais básicos vestimentas mais simples podem ser acompanhadas por buquês mais incrementados.  Por exemplo, um vestido clássico, com saia rodada, véu e muitos bordados e pedrarias pedem buquês mais simples, como os do tipo cascata. Já um vestido de corte reto combina muito bem com ramalhetes compostos por vários tipos de flores, detalhes, folhagens e grandes laços fita.

Buquê de noiva amarelo

Buquê de noiva amarelo

O estilo da cerimônia e festa do casamento também deve estar em sintonia com os buquês de flores. Casamentos tradicionais noturnos permitem diversas espécies de flores no buquê da noiva, além de muitos tipos, como: cascata, cesta, com fitas e até detalhes em brilho. Já casamentos realizados durante o dia ou no campo pedem buquês mais simples e delicados, como os ramalhetes de flores do campo.

Buquê de noiva colorido

Buquê de noiva colorido

Outro aspecto para escolher o buquê ideal é levar em conta o tipo físico da noiva – que pode ser valorizado de acordo com o acessório. Noivas altas e magras podem optar por praticamente todos os estilos de arranjos: compridos, curtos, arredondados, pequenos, grandes. No entanto, noivas com estatura baixa devem preferir os buquês de comprimento médio ou curto e com flores pequenas e as mulheres com sobrepeso podem optar por arranjos com formas assimétricas, do tipo cascata – para suavizar o visual arredondado.

Buquê de noiva em cascata

Buquê de noiva em cascata

Já em relação aos tipos de flores, muitas mulheres ainda preferem as rosas, no entanto, essas plantas apresentam a desvantagem de serem muito frágeis e se despetalarem com facilidade – o que pode fazer com que o buquê não permanece intacto até o final da festa. As flores do campo também são bastante usadas nos arranjos e têm a vantagem de serem muito resistentes.

Buquê de noiva - Rosas vermelhas

Buquê de noiva – Rosas vermelhas

As cores das flores que compõem o buquê da noiva, até décadas atrás, se limitavam ao branco, rosa, bege. Porém, com a democracia da moda, as flores vermelhas vêm sendo usadas com frequência e bastante sucesso dos buquês.

Buquê de noiva - tulipa amarela

Buquê de noiva – tulipa amarela

Vale ressaltar que as dicas acima são bem-vindas, no entanto, o mais importante é que a noiva escolha o arranjo que mais lhe agrada nesse dia tão especial!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>