Copo-de-Leite – Conheça mais sobre esta Linda Flor

21/11/2013

Origem

O copo-de-leite é originário da África do Sul e pode ser encontrado naturalmente à margem de lagos. Apesar de ser bastante adaptável ao clima tropical, essa flor gosta de temperaturas um pouco mais baixas, suportando o frio de 4 graus. No entanto tornam-se bastante intolerantes ao tempo muito quente do verão brasileiro.

Copo de Leite

Copo-de-Leite

Características

O copo-de-leite nativo é branco, mas inúmeras técnicas de reprodução criaram variedades de flores com outros tons. Na floricultura estão disponíveis flores de cor amarela, laranja, roxa, vermelha e rosa.

Ele é considerado uma das flores de corte mais populares para a decoração de casamentos e em buquês de noivas, pois, além da beleza das flores, suas folhas têm um tom verde brilhante que fazem belos arranjos florais.

Buquê de copo de leite

Buquê de copo-de-leite

A planta do copo-de-leite é perene, ou seja, pode florir por vários anos. Ela pode chegar até a um metro de altura e é considerada uma planta rústica (pode ser mantida com poucos cuidados). Somente suas flores exigem uma manutenção mais atenta, já que, apesar de durável, o copo-de-leite é perecível por conter pétalas altamente sensíveis.

Significado

O principal significado das flores de copo-de-leite é a pureza, e essa é uma das razões pela qual ele é tão popular em cerimônias de casamento, representando a castidade e a santidade da união matrimonial.

Copo de leite Roxo

Copo-de-leite Roxo

Como cultivar

O plantio de copo-de-leite pode ser feito em solo comum misturado a matéria orgânica. A terra deve estar sempre úmida, mas não encharcada, imitando as condições encontradas junto a lagos e rios. Isso vale tanto para os canteiros de jardins quanto para as flores no vaso. A reprodução pode ser feita por sementes ou por touceiras de flores plantadas.

A planta deve ficar em locais muito bem iluminados quando a temperatura ambiente for relativamente baixa, mas é recomendável colocar o vaso à meia sombra ou proteger o canteiro com alguma cobertura durante os meses mais quentes.

Arranjo com Copo de Leite

Arranjo com Copo-de-Leite

A rega deve ser regular, mas apenas o suficiente para manter a terra úmida, e deve-se evitar molhar as folhas e as flores. Somente o solo deve receber água diretamente. Outra recomendação comum é lavar os brotos ou raízes retirados da planta mãe antes de serem replantados em outros vasos ou em novos canteiros.

Curiosidades

O copo-de-leite já foi considerado um dos tipos de flores mais selvagens existentes, desenvolvendo-se em terrenos insalubres, inclusive perto de sistemas de esgoto. Ele tornou-se comercial há bem pouco tempo, devido a técnicas de cruzamento e seleção usadas para aumentar sua durabilidade e variedade.

Decoração com Copo de Leite

Decoração com Copo-de-Leite

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

4 Comentários para “Copo-de-Leite – Conheça mais sobre esta Linda Flor”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>