Lírios – Conheça a Flor que Representa a Pureza e a Inocência

7/05/2013

Lírio é o nome comum dado a uma flor de nome Lilium que pertence à família Liliaceae e tem sua origem registrada em algumas regiões do Hemisfério Norte. Existem centenas de espécies de Lírio no mundo, todavia apesar da imensa variedade não deixa de ser uma flor requisitadíssima nas floriculturas, pelo seu encanto, mistério, magia e sedução. É uma flor antiquíssima e sua história mistura-se às crendices, lendas, misticismo, simpatias e religião. Seu caule é alongado o que presta uma imagem de elegância à flor que sempre fez parte de decorações de palácios, festivais e sua imagem até hoje é o símbolo preferido de muitos brasões das tradicionais famílias reais europeias.

Lírios

Lírios

É uma flor exótica muito mencionada em livros sagrados como a Bíblia. Representando a pureza, a castidade e a inocência, no cristianismo e em outras religiões também, o Lírio é presença garantida em 90 % (noventa por cento) dos buquês de flores de noivas no mundo todo.

O Lírio tem uma substância inserida no seu perfume que lhe é bem peculiar, as rosas também a possuem, no entanto em bem menor quantidade, o nome dessa substância é a feniletilamina que auxilia o organismo a produzir endorfinas, causando uma maravilhosa sensação de tranquilidade e bem-estar.

Um dos significados, atribuídos à palavra Lírio é Amor Eterno, quem o batizou assim foram os povos chineses, que o cultivam há mais de 3000 (três mil) anos. Na China, o Lírio, significa fartura e calor, é a flor associada à chegada ao Verão chinês.

Possuidor de um aroma peculiarmente doce e envolvente, o Lírio, quando colocado em arranjos e buquês de flores se torna o centro das atenções, pois é uma flor de beleza ímpar e uma das mais chamativas, alegrando qualquer ambiente. É considerado por muitos como o “Rei das Flores”. Assim como existe uma variedade absurda de espécies há também uma enorme quantidade de cores em suas pétalas, cada uma trazendo um significado ou simbologia diferenciada. Vejam alguns deles:

Lírio Amarelo

Lírio Amarelo

Lírio amarelo: Significa uma amizade que deseja tornar-se um romance, mas indica também decepção e desengano.

Lirio Branco

Lírio Branco

Lírio branco e lilás: representa inocência, matrimônio e maternidade. Lírio de pétalas azul: Permanência de um sentimento bom. Segurança.

Lírio laranja

Lírio laranja

Lírios de pétalas laranjas: Indicam imensurável fascínio e atração.

Uma das vantagens de se presentear com as flores de Lírio é que devida a sua enorme variedade de espécies sempre se pode fazer arranjos fantásticos, incríveis buquês com lírios e ornamentações originais utilizando somente Lírios devidos tamanha diversidade de cores e perfumes.

Ofertar flores de Lírio para pessoas as quais amamos é sempre um gesto de muito amor e carinho, pois flores não são apenas presentes, são muito mais que isso, e o Lírio representa em cada pétala tecida por Deus um sentimento de profundo respeito e encantamento pela vida.

E você o que achou dos Lírios? Os Lírios são uma boa opção de presente para o Dia das Mulheres!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

10 Comentários para “Lírios – Conheça a Flor que Representa a Pureza e a Inocência”

  1. edjane moura

    adoro flores elas sao a beleza do mundo na natureza fazem o ar ficar perfumado e dao sustancia a flora medicinal…

    Responder
  2. amo demas flores lindas. estao lindas ‘ acho que sou borboletas ou abelhas .. mesmo entre os espinhos amo ve-las e sentir o cheiro de cada perfume que esalam na natureza…… gosto muito do que publica’, flores e vida.

    Responder
  3. Irene B. La Rosa

    Gostei do documentario sobre lirios, uma vez que adoro em especial essa flor.

    Responder
  4. Cidnéa Nogueira Gonçalves

    Adoro lirios eu acho que essa flores sâo dos anjos

    Responder
  5. salete siqueira

    Meu namorado desde o começo me chamava de lirio… e eu não entendia…mais achava lindo….hoje amo ainda mais…e incrivel essas flores maravilhosas…sempre lembrarei dele comuito amor…Luciano fereira….

    Responder
  6. Maria Regina Ribeiro

    Estou muito Feliz pois, tenho um pé de goiabeira no quintal da minha casa que nunca deu goiaba mas, derrepente, me aparece folhas muito verdes parecendo um mato grosso em volta da goiabeira, por não conhecer Lírio, deixei para ver do que se tratava, e derrepente, nasce um monte de pés de Lírios da cor Laranja, flores enormes e lindas…sou muito Feliz por isso…mora em Boa Vista/Roraima…derrepente esse clima aki é muito bom para esse tipo de flor…

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>