Orquídeas – Conheça a Planta Destaque do Reino Vegetal!

Orquídeas – Conheça a Planta Destaque do Reino Vegetal!

As orquídeas são plantas muito conhecidas por seu encanto e elegância. Por isso, conheça mais sobre os tipos de orquídeas, como elas devem ser cultivadas, quais as suas curiosidades e muito mais.

As flores são frutos encantadores que a natureza nos oferece como presente. Cada perfume, cor e forma fazem delas sinônimos de beleza e charme como nenhuma outra planta do reino vegetal. Dentre elas, as orquídeas são as que mais chamam atenção por sua beleza única e variedade. Existem mais de 35 mil espécies com aproximadamente 600 do mesmo gênero, podendo ser encontradas em vários lugares do globo terrestre.

Como cuidar das orquídeas?

Elas são, sem dúvida, uma mistura de encanto e elegância. Os cuidados com a planta devem ser feitos de forma única, entendendo sua estrutura e seus variados tipos para o cultivo e adubação. Na natureza, é possível encontrar espécies como Eurystyles, cujas flores são pequenas e medem 2 mm, e as Selenipedium, cujas hastes florais passam dos 4 metros. Com isso, é possível perceber que os cuidados jamais devem ser os mesmos de uma espécie para outra, mas em conformidade com cada espécie.

As orquídeas são, em sua maioria, epífitas, ou seja, elas crescem se apoiando em outras plantas para receberem mais luzes e não servir de parasitas para outros vegetais. Possuem raízes com uma estrutura chamada “velame” onde passa a envolver a planta hospedeira para sua própria sustentação. Elas costumam ter ótimo aroma que nos lembra um bom perfume de frutas.

Sua beleza, elegância e charme combinam com sua estrutura muito resistente. Atrelado a isso, a orquídea tem características, formatos, cores e tamanhos, que a torna uma planta altamente ornamental para decorar diversos tipos de ambiente.

As flores de orquídeas brotam e desabrocham algumas vezes durante o ano e logo após, murcham e caem. Algo importante de ser lembrado é que as flores não devem ser cortadas quando começarem a murchar. Isso pode causar, posteriormente, alguns problemas como fungos, bactérias e infecções. O ideal é deixá-la agir de forma natural, pois quando a flor cair, o processo de floração é recomeçado. Vale ressaltar que as flores do gênero Phalaenopsis conseguem se manter floridas por vários meses, desde que não expostas ao sol excessivo e cultivadas em ambientes frescos.

Como quase 90% das orquídeas são epífitas, recomenda-se:

  • evitar plantar a orquídea diretamente na terra;
  • aplicar adubo orgânico de pó de osso;
  • cultivar em locais com iluminação adequada e sem sol intenso.

Seguindo essas dicas, sua planta terá beleza e vida por muito tempo.

Como presentar com orquídeas?

Planta altamente recomendada para o cultivo, ela também é uma ótima opção para presentear alguém especial em datas importantes, como o dia do aniversário de seu amor, dia dos namorados e, inclusive, o dia das mães. Como há uma enorme variedade, escolha a que mais combina com o destinatário e surpreenda.

Está enganado quem pensa que apenas mulher gosta de receber flores; muitos homens também gostam de recebê-las e são encantados com o charme delas. Fique sabendo também que muitas mulheres não desejam ser presenteadas com orquídeas apenas por questão sentimental, mas também por apreciação da majestade desta planta e suas flores.

Conhecer o mundo das orquídeas é tão necessário quanto conhecer a vida. Adentrar no mundo maravilhoso dessa planta é algo recomendado para quem deseja oferecer um presente inovador e criativo. Portanto, uma orquídea linda e florida soa muito mais elegante e amoroso que qualquer presente tradicional.

E, então? Gostou de conhecer esse grande destaque do reino vegetal? Confira as opções de orquídeas no site da Giuliana Flores, não perca a oportunidade de presentear alguém especial ou adicione essa linda planta à decoração do seu espaço!

Você também vai gostar de:

  1. Principais Cuidados para sua Orquídea Bambu Florescer Linda e Saudável
  2. Alporquia: Conheça o Método de Reprodução de Plantas
4 Comentário(s)

  1. gloria disse:

    Adorei os rtigos sobre orquideas flores q eu amo ja tive muitas dessas flores mas como a minha casa e muito quente no verao elas acabam morrendo o que e uma pena!

    1. maria aparecida lopes acorsi disse:

      realmente as orquideas ,são de uma beleza fóra do comum,é dificil dizer qual éa mais linda não só orquideas pensou em flores amo todas,não consigo entender como tem pessoas que dizem não gostar de flores!!!!! acho que não dévem ser deste planeta kkkkkkkkkkkkk obrigada

  2. Eliane Wolfart Schaeffer disse:

    Tenho paixão pelas flores em geral, mas, aprecio deveras as orquídeas. As cultivo de forma amadora.
    É preciso ser perseverante ao se cultivar orquídeas. Quando florescem, é algo divino.
    Parabéns pelo site.
    Bj
    Eliane

  3. Raniele disse:

    Bom dia ! Eu moro em Macau RN. E to muito encantada com plantas e flores. E gostaria de fazer em minha casa um jardim suspenso na area de sol, ela e pequena. Gostaria de umas dicas. Ate porque aqui nao tem onde vende. Nao sei por onde começar. Obrigado!

Matérias relacionadas