Acabe com as Pragas de seu Jardim

17/07/2013
Combatendo as pragas

Combatendo as pragas

Para manter as plantas sempre bonitas e bem cuidadas, com folhas verdes e fartas, é essencial deixá-las livres das pragas, as quais podem ser provocadas por diversos fatores e causar diferentes tipos de dano. Confira alguns tipos de pragas e como combatê-las:

Pulgões

Pulgões

Pulgões

Podem ser de variadas cores e se alojam nos brotos e caules de folhas macias. Essa praga suga toda a seiva da planta, deixando-a amarelada e enrugada, e precisa ser exterminada assim que for notada, pois sua multiplicação acontece rapidamente.

Dicas para evitá-los

Limpe a planta toda semana com um chumaço de algodão embebido em água e álcool, ou aplique calda de fumo ou macerado de urtiga. As joaninhas são predadoras naturais dos pulgões, por isso, se encontrá-las em seu jardim, não as elimine.

Cochonilhas

Cochonilhas

Cochonilhas

Esses minúsculos insetos costumam alojar-se na parte inferior e nas fendas das folhas. Além de sugar a seiva da planta, essa praga libera uma substância gosmenta que facilita a infestação de fungos.

Dicas para evitá-las

Joaninhas e certos tipos de vespas são seus predadores naturais. Os métodos mais eficientes para combater a cochonilha são a aplicação de calda de fumo e de emulsão de óleo.

Moscas-brancas

Moscas-brancas

Moscas-brancas

É fácil notar a presença desse tipo de praga alojada em montinhos no inferior das folhas, nas quais libera um líquido pegajoso que favorece o ataque de fungos. Suas larvas causam grande infestação em pouco tempo.

Dicas para evitá-las

Para combater essa praga, é necessário empregar inseticidas específicos. Quando a infestação é pequena, é recomendável a aplicação de plantas repelentes, como cravo-de-defunto, hortelã, calêndula ou arruda.

Lesmas e caracóis

Caracol

Caracol

Lesma

Lesma

 

Essas pragas geralmente atacam à noite. Altamente prejudiciais, elas furam e devoram folhas, caules e flores e também podem atingir as raízes da planta.

Dicas para evitá-las

Uma maneira de eliminá-las é criar armadilhas feitas com cerveja e sal. Enterre uma lata de azeite contendo esses ingredientes no jardim e deixe a boca da lata no nível do solo. As pragas serão atraídas pela cerveja e serão eliminadas devido à desidratação causada pelo sal. Além disso, besouros e passarinhos são predadores naturais dessas pragas.

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

15 Comentários para “Acabe com as Pragas de seu Jardim”

  1. Glauce de Sánchez

    Adorei as dicas, utilíssimas para amadores como eu. parabéns!

    Responder
  2. REGINA MENDONÇA PEREIRA

    adorei as dicas para cuidar do jardim.estou tento esse poblema com minhas folhagem.muito obrigada pele dica beijos.

    Responder
  3. LUCIA R DE SOUZA

    E, VERDADE ADOREI A DICA, EU TENHO
    JARDIM, E VIVO PREOCULPADA COM ESSE
    TIPO DE COISA,
    OBRIGADA , VOU FAZER ISSO .

    Responder
  4. Carmen

    Tenho uma jabuticabeira na calçada, e sempre deu frutos deliciosos, ultimamente parece que tem pulgões, as jabuticabas parece que nascem trincadas, e cheias de pontinhos pretos. Gostaria de saber o que fazer
    Obrigada Carmen

    Responder
  5. TELMA NAZARE DA COSTA SANTANA

    OBA!! ESTAVA PRECISANDO MUITO DESSAS DICAS. OBRIGADA ABRAÇÃO.

    Responder
  6. Maura Batista do Carmo

    Gostei muito de saber como combater o pulgão das plantas, tenho algumas plantas e estava com o pulgão.

    Responder
  7. Meus pés de antúrios estão ficando com as folhas enferrujadas ou manchadas. o que posso fazer?

    Responder
  8. MARIA MARTA

    GOSTEI DA DICA,MINHAS ROSEIRAS ESTÃO COM PULGÕES E COCHONILHAS.UM ABRAÇO.

    Responder
  9. É muito importante saber, como acabar com estes bichinhos, no nosso jardim,
    obrigada pelas dicas….

    Responder
  10. Aldo Gabriel Lorin

    As moscas brancas estão atacando minha arruda! Já tendei de tudo, até cortei varias folhas que tinham ovos, mas elas nunca desaparecem! Agora esta aparecendo um negocio que parece teia, acho que é fungo! Preciso de ajuda!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>