Água de Qualidade para Regar suas Plantas

3/07/2014
Água de Qualidade

Água de Qualidade – Fonte: arteyjardineria.com

Indispensável para o desenvolvimento das plantas, a água é fundamental para o transporte de nutrientes no interior do vegetal e para a realização da fotossíntese, processo pelo qual a planta produz o seu próprio alimento.

Aproximadamente 97% da água absorvida por uma planta é transportada por seu interior e depois é evaporada, e sua principal tarefa é manter o vegetal fornecido com as substâncias de que precisa. O restante – 3% – é utilizado como alimento.

Para regar os jardins, é preciso ter água de qualidade, que não prejudique o desenvolvimento das plantas. O cloro, por exemplo, presente na água das torneiras das casas, é um componente nocivo. Classificado como um gás venenoso, é adicionado para desinfetar o líquido, pois controla a proliferação de bactérias e neutraliza outras substâncias. Porém pode ser danoso a alguns nutrientes presentes nos vegetais.

Confira algumas ações que podem ser adotadas para eliminar o cloro antes de regar as plantas:

  • Deixe a água em um recipiente de vidro sob sol forte por algumas horas. Dessa forma, o cloro se transforma em gás e evapora facilmente.
  • Ferva a água por cerca de 20 minutos, tempo o suficiente para eliminar o elemento prejudicial.
  • Use cápsulas de vitamina C. Elas possuem ácido ascórbico e ascorbato de sódio, que são eficientes para neutralizar o cloro.
  • Instale sistemas de eliminação de cloro com filtro de carbono. Esse método garante a eliminação total do componente.
Margaridinhas Brancas

Margaridinhas Brancas – Fonte: poesianocanto.com.br

A irrigação também pode ser feita de outras formas. Com a água da chuva, por exemplo, é possível regar as plantas de um modo sustentável. Além disso, esse líquido possui bastante nitrogênio dissolvido, elemento indispensável para o crescimento dos vegetais. Relâmpagos e trovões fornecem nitrogênio durante tempestades, o que ajuda a limpar a poluição da atmosfera e das folhas. Por esse motivo, nos locais onde há pouca chuva, a vegetação é mais rala.

A água gaseificada também é uma excelente opção para regar as plantas e flores, visto que dispõe de nutrientes fundamentais para o desenvolvimento saudável dos vegetais, como sódio, hidrogênio, enxofre, potássio, fósforo e carbono. Esse tipo é considerado melhor que a água destilada ou a filtrada, já que estas perderam seus nutrientes naturais.

Outra maneira saudável de irrigar as plantas é com suco de frutas que contenham açúcares naturais. A dica é diluir o produto na água para que ele não fique tão concentrado.

Adquira flores bonitas e saudáveis, no site da Giuliana Flores, e deixe seu jardim ainda mais especial.

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>