Alegre os Jardins Durante o Inverno com Azaleias

23/06/2017

Declarada por Jânio Quadros como um dos símbolos da capital paulista, as azaleias fazem são muito apreciadas no país. Elas pertencem à família dos rododendros, que é uma das variedades comumente cultivadas no Brasil. Além disso, diferenciam-se de outras espécies deste gênero pelo seu tamanho e crescimento.

Por sua grande resistência a condições climatéricas adversas, essas flores – de tons que vão do roxo, passando pelo lilás e o branco até ao vermelho vivo – são as favoritas para embelezar jardins, cercas vivas e canteiros,  principalmente em locais públicos como praças e parques.

Azaleias

Créditos da Imagem: Pixabay

A origem das azaleias

As azaleias podem ser encontradas tanto em solo chinês, quanto no japonês, onde nascem naturalmente. A sua origem asiática faz dela uma das plantas mais populares para a prática do bonsai, como é chamada a arte da miniaturização de árvores e arbustos.

Elas são especialmente procuradas por amadores devido à característica rústica desses arbustos. Mesmo com poucos cuidados, essas plantas se desenvolvem normalmente, e o fato de serem de pequeno porte tornam a prática do bonsai muito mais fácil por quem ainda está aprendendo a técnica.

Azaleias

Créditos da Imagem: Pixabay

Curiosidades sobre as azaleias

Outro aspecto que influi diretamente na sua popularidade é a época de sua floração. Assim como as bromélias, as delicadas e perfumadas flores das azaleias costumam aparecer durante o inverno, alegrando um ambiente que, normalmente, careceria de um pouco de cor e de vida – a maioria das plantas estão em estado de repouso nos meses mais frios do ano. Apesar de serem, de fato, pequenas árvores, elas também são largamente comercializadas para o cultivo em grandes vasos.

É interessante notar também como as azaleias gostam de luz solar, lembrando os girassóis. Elas não se inclinam em direção ao sol, como fazem aquelas grandes flores de caules compridos, mas também podem não crescer bem se não tiverem uma exposição aos raios solares adequada. O ideal é que a planta receba um banho de sol de, no mínimo, quatro horas diárias até que as flores se abram. Só então é recomendado levá-las para um local coberto.

Mesmo dentro de casa, as azaleias devem ficar junto aos locais de maior claridade, tendo assim floradas perfeitas e vistosas por um longo período.

Viu só? Essas lindas plantas podem alegrar o seu jardim mesmo no inverno. Confira as opções de azaleias em nosso site e leve a beleza para a sua casa!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

7 Comentários para “Alegre os Jardins Durante o Inverno com Azaleias”

  1. Nilva

    Achei lindas as azaleias,como fazer elas tenham muitas flores? As minhas nao dão muitas flores e estão no sol.

    Responder
    • Eliana

      Procure em uma floricultura um fertilizante. Siga as orientações, pois se colocar muito a planta pode morrer. Depois é só admirar a maravilha de uma azaléia produzindo flores e flores.

      Responder
  2. arlene

    eu acho muito linda azalei mas não sei cultivalas gostaria que voces me ensnassem pois toda vez que compro elas morre essas estão belissima

    Responder
  3. Patrícia Sarkis

    Tenho um caso de azaléia e as minhas ñ estão dando flores, o q fazer p/ q elas floresção?..

    Responder
  4. Acho suas flores lindas,compartilho todas elas amo flores e o meu fraco, vc esta de parabens, bjooo nice!!1

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>