Aprenda a Cultivar Uma Horta em Apartamento

20/09/2017

Uma excelente alternativa para adicionar um pouco de verde ao visual cinza, típico das grandes cidades, é criar uma horta em apartamento, que também é um caminho para ter uma vida mais saudável, pois é possível consumir hortaliças e temperos frescos e sem a adição de agrotóxicos ou produtos prejudiciais à saúde.

Diferente do que deve estar pensando, não é preciso ter muito espaço ou fazer qualquer tipo de reforma para ter os benefícios de uma horta em seu apartamento. Quer ver? Preparamos este artigo para lhe ajudar nessa tarefa.

O que plantar?

Como os recipientes utilizados para comportar as hortaliças não possuem muito espaço, o ideal é plantar vegetais de raízes curtas, como coentro, cebolinha, pimentão, alface e couve-flor. Morango e tomate-cereja, que são frutas de tamanho pequeno, também podem ser facilmente cultivadas nessas condições.

Saiba o que plantar na sua horta em apartamento

Imagem de: pixabay.com

Qual o melhor lugar para colocar a horta?

Qualquer lugar do apartamento pode receber a sua horta, a única exigência é que o local receba incidência direta dos raios solares por no mínimo duas horas ao dia, sendo preferível que seja a luz da manhã. Dessa forma, é possível fazer o cultivo na varanda, cozinha e até mesmo nos quartos. Sacadas e peitoris também são excelentes opções para abrigar a horta em apartamento.

Como preparar a estrutura da horta em apartamento?

Qualquer tipo de recipiente pode ser usado para montar a sua horta, eles apenas precisam ter, no mínimo, 1l de volume e 15cm de profundidade. Com isso, canos de PVC, garrafas Pet e latas podem se tornar diferentes vasos. Na hora de fazer a escolha, leve em consideração a sustentabilidade e o que vai ficar melhor na decoração.

Como cultivar uma horta em apartamento

Imagem de: pixabay.com

Como preparar o vaso para receber as hortaliças?

Você pode começar espalhando uma camada de argila expandida no fundo do recipiente, onde também poderá ser usado pedrinhas, para fazer a drenagem da água e não deixar que o solo fique encharcado. Por cima, é recomendado a utilização de uma Manta de Bidim, que irá filtrar a água e manter os nutrientes. Por fim, espalhe a terra já preparada com material orgânico, de preferência com PH6.

Plantio e cuidados

Com o solo preparado, basta acomodar as mudas ou sementes. Antes de fazer o plantio, é importante pesquisar sobre a cultura que pretende ter, pois há diferenças no cuidado de cada uma delas e o espaçamento entre cada planta também costuma mudar.

Até que germine, faça a rega três vezes no dia. Após esse período, o processo pode ser realizado apenas uma vez, preferivelmente durante a manhã. Além disso, é necessário retirar folhas mortas e insetos que possam ser prejudiciais à planta.

horta-em-apartamento

Imagem de: pixabay.com

Agora que você já sabe como montar uma horta em apartamento, mãos à obra! Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário ou continue navegando na seção jardinagem do blog da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

1. Saiba como Criar sua Horta Caseira
2. Flores Para Varanda do Apartamento: Decore Seu Cantinho de Forma Especial
3. Confira Quais são os Principais Cuidados para Cultivar Rosas em Apartamento

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>