Aprenda a replantar orquídeas

Aprenda a replantar orquídeas

As flores precisam de cuidados para que continuem lindas e saudáveis. Aprenda a replantar orquídeas e deixe sua flor bela por mais tempo!

As orquídeas são flores que, além de lindas, são bem fáceis de cultivar. Para preservar a beleza e a vida da planta, é preciso ter alguns cuidados, como por exemplo, o replantio adequado. Essa é uma das operações mais importantes e que determinam se as flores ficarão belas e saudáveis por mais tempo. Aprenda a replantar orquídeas de forma adequada e garanta a saúde e a beleza de sua flor. Veja a seguir!

Saiba o momento certo para replantar orquídeas

Replantar orquídeas pode causar alguns desgastes nas plantas e, por isso, replante somente quando for realmente necessário. A orquídea só deve ser replantada quando o substrato estiver deteriorando as pétalas das flores ou quando suas flores e raízes crescem para fora do vaso. Se a planta está sem vigor, é sinal de que o substrato está podre e o replantio é necessário.

Utilize somente os materiais adequados para o replantio

jardinagem-orquideas

Foto: pixabay.com

O substrato adequado é primordial para o replantio das orquídeas. Por isso, identifique se a sua orquídea cresce em galhos de árvore, pedras ou se ela é terrestre.  Se você não tem certeza sobre o tipo de orquídea que possui, prefira os substratos prontos, que podem ser encontrados em supermercados grandes ou floriculturas.

Escolha o tamanho certo do vaso

Ao escolher o novo vaso da orquídea, certifique-se de que ele é pelo menos 2 centímetros maior que o vaso antigo. Vale ressaltar que se o vaso for muito grande, somente as raízes crescerão e ela pouco florescerá. Não esqueça que os vasos devem ter furos para a drenagem, caso contrário, as raízes apodrecerão. Algumas orquídeas fazem a fotossíntese por meio de suas raízes, por isso, opte por vasos de vidro ou plástico translúcido que facilitam a passagem da luz do sol. Os cachepots de madeira também são muito utilizados, pois a flor se desenvolve melhor e o substrato dura mais tempo.

Replante a orquídea cuidadosamente

Após preparar o substrato apropriado, meça a quantidade adequada no vaso e retire cuidadosamente a orquídea do vaso antigo. Utilize uma tesoura esterilizada para soltar as raízes presas e mortas do vaso. É importante que os materiais estejam devidamente esterilizados porque as orquídeas tendem a contrair doenças com facilidade.  Prepare o novo vaso e, caso ele já tenha sido usado alguma vez, faça a limpeza por completo. Com muita cautela, coloque as raízes mais antigas em direção ao fundo do vaso, deixe que as raízes mais novas fiquem em direção das laterais, deste modo, elas terão mais espaço para crescer. Preencha o vaso com substrato para que ele se acomode ao redor das raízes. Coloque a mistura pouco a pouco e vá ajeitando com os dedos. Faça isso até preencher o vaso por completo. Ao final do processo, a flor deve permanecer em pé, você pode colocar uma estaca para que ela não caia.

Pronto! A orquídea já foi replantada! Viu como é fácil? Agora, é só continuar cuidando da flor para que ela continue linda e saudável.

Agora que você já sabe como replantar orquídeas, acesso o site Giuliana Flores e confira diversas opções de orquídeas! É uma mais linda que a outra!

Você também vai gostar de:

  1. Você conhece a orquídea azul? Saiba o que essa exótica flor representa
  2. Principais Cuidados para sua Orquídea Bambu Florescer Linda e Saudável
  3. Confira o que cada orquídea representa de acordo com sua cor
0 Comentário(s)

Matérias relacionadas