Bonsai – Saiba mais Sobre as Miniaturas de Árvores

21/06/2017

Plantadas em pequenos vasos, as árvores de Bonsai conquistam a todos pela beleza, simplicidade e facilidade de cultivo. Não é à toa que elas são também ótimas opções de presente para desejar boa sorte às pessoas queridas. Além disso, essas árvores são muito utilizadas para adornar ambientes, já que também transmitem paz, boas energias e protegem o lar.

A técnica é muito conhecida pela intensa ligação com a cultura japonesa. Mas também é muito presente aqui, no Brasil.

Saiba mais sobre as miniaturas de árvores e conheça a arte do Bonsai.

Origem do Bonsai

origem-do-bonsai

imagem de: pixabay.com

O Bonsai é uma forma de arte encantadora que combina técnicas de horticultura e estética asiática de uma maneira singular. Tem origem no império chinês, e foi copiada e adaptada pelos japoneses para o que nós conhecemos hoje.

Estudiosos afirmam que os chineses já aplicavam uma técnica muito semelhante a esta, chamada Penjing, por volta do ano 200 d.C., anterior aos primeiros indícios de Bonsai na história do Japão.

A palavra que dá o nome a esta técnica significa “árvore em bandeja” — literalmente. Muitos vasos são realmente como bandejas rasas, principalmente para deixar à mostra o trabalho de poda feito na planta.

Como ter um Bonsai bonito e saudável

Como-ter-um-Bonsai-bonito-e-saudável

imagem de: pixabay.com

Especialistas em jardinagem afirmam que não basta cortar a árvore para se ter um Bonsai. É preciso tentar reproduzir uma planta crescida adulta, com todas as suas características de envelhecimento, desde a ligeira queda dos galhos, provocada pela gravidade, às marcas do tempo, como cascas soltas no tronco ou a inclinação dos galhos, causada pelo vento.

O resultado final deve ser uma miniatura de uma árvore, um trabalho de arte cuidadoso, minucioso, paciente e constante.

A técnica de Bonsai encontra-se atualmente bastante desenvolvida em países ocidentais. Ela é particularmente apreciada no Brasil, que está cada vez mais interessado em paisagismo, e no Reino Unido, onde a jardinagem é um hobby levado extremamente a sério. A miniaturização de uma árvore ou de um arbusto em um vaso pode ser uma tarefa bastante simples, se for seguido um conjunto de cuidados que visam atingir esse fim. O próprio vaso em que a planta é colocada pode ajudar a restringir o tamanho da árvore, ao evitar que as raízes se espalhem por um terreno mais alargado.

Cuidados com o Bonsai

Cuidados-com-o-Bonsai

imagem de: pixabay.com

A poda e a adubação são outros fatores que contribuem para a aparência final que a planta pode adquirir. Não são apenas os galhos que devem ser podados. As raízes, por mais restritas que estejam pelo formato ou tamanho do vaso, podem teimar em crescer de qualquer maneira, sendo necessário moldá-las para que a técnica dê certo.

A época ideal para a poda das raízes é durante o inverno, quando também se recomenda a troca da terra. E o melhor tipo de adubo para o Bonsai é aquele que possui uma quantidade mais reduzida de nitrogênio. A rega deve ser moderada: o Bonsai não tolera a umidade por muito tempo.

Os vasos de Bonsai são largamente comercializados em floriculturas, mas o jardineiro profissional também pode pensar na possibilidade de investir no seu cultivo a partir das sementes, que exige um pouco mais de cuidado.

A maioria das espécies de árvores pode ser utilizada para um Bonsai, mas floricultores recomendam usar pinheiros, olmos ou figueiras para presentear jardineiros amadores.

De fato, o Bonsai tem sido a escolha mais indicada quando se quer desejar boa sorte, força e sabedoria a quem acabou de concluir uma fase importante na vida, como a faculdade, ou está em um novo empreendimento pessoal. Um presente original e cheio de simbologia.

Gostou de saber mais sobre essa linda arte chamada Bonsai? Visite o nosso site e encontre outras espécies de flores para encantar o seu ambiente favorito ou para presentear alguém especial!

Você também vai gostar de:

  1. Dê um Toque Verde a sua Decoração com Bonsais
  2. O Cultivo do Bonsai é uma Boa Terapia contra o Estresse Diário

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

13 Comentários para “Bonsai – Saiba mais Sobre as Miniaturas de Árvores”

    • divinacosta65@hotmail.com

      EU TENHO VERDADEIRA ADORAÇÃO POR BONSAI.GOSTARIA DE COMPRAR E PLANTAR…

      Responder
  1. Maria Jose

    Maravilhoso. Adorei saber cultuar essa beleza e gratificante. Muito obrigado desejo um domingo abençoado a todos

    Responder
  2. muito interessante a matéria,obrigada pelas dicas….adoro bonsais, já tive vários…alguns não consegui cultivar(principalmente os pinheiros) e hoje possuo três Ficos,sendo um comprado e os outros dois,cultivados a partir de um galho de poda.

    Responder
  3. KATIA MACHADO MORSELLI

    COMO FAZER PARA COMPRAR O [BONSAI AZUL], VC ENTREGA PARA O RIO DE JANEIRO. OBRIGADA, FICO NO AGUARDO.

    Responder
  4. Vera Regina Branco

    Gostaria de saber se um bonsai ainda vai voltar ter vida (Folhas) e que fazer para salva-lo

    Responder
  5. Milka Orloviciu

    Queria entender de que forma posso moldar as raízes do bonsai? Eu podo as raízes, mais ou menos um terço dela, ai simplesmente coloco dentro do vaso.

    Responder
  6. Edelson

    Parabéns! Otima materia.
    Mas como bonsaista tenho que fazer uma pequena correção…
    Bonsai adora umidade. A terra deve se manter sempre umida para evitar o rececamento das raizes.
    Oque o bonsai não tolera é terra encharcada, pois causa o apodrecimento das raizes.
    Eu costumo colocar as costas da mão sobre a terra. Se eu sentir que está umida (umido não é encharcado) não rego. Se sentir que ja está ficando seca, então é hora de regar.

    Responder
  7. elyana goncalo

    Sempre admirei bonsais,agora com essas sugestões,irei tentar cultivá-los!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>