Como cuidar de Tulipas: Tudo o que precisa saber

16/12/2016

Tem como não se encantar pelas tulipas? Apreciadas no mundo todo, elas estão entre as mais procuradas do mercado e deixam os ambientes mais charmosos, modernos e coloridos. Para contar com tanta beleza, é necessário aprender como cuidar de tulipas.

Como cuidar de tulipas rosas

imagem de: pixabay.com

Saber como cuidar de tulipas é uma dúvida muito comum, afinal essas flores não costumam se dar muito bem no clima e solo brasileiros.  Somente a aplicação de técnicas adequadas permite que elas cresçam e fiquem vistosas como se estivessem em seu ambiente natural.

Aprenda como cuidar de tulipas em alguns passos

O primeiro passo de como cuidar de tulipas já começa na escolha do vaso: prefira os botões, pois assim sua durabilidade será maior. Eles costumam florescer aproximadamente em dois meses, ou seja, de 30 a 50 dias. Observe se a flor está plantada em terra vegetal, cujas principais características é cor preta e aspecto mais fino, e é o mais indicado para a espécie. A partir daí, os cuidados passam a ser frequentes e incluem:

como-cultivar-tulipas

imagem de: pixabay.com

Refrescar a planta

Como o Brasil é um país tropical e as tulipas são originárias de regiões mais frias, como China, Turquia e Holanda, é recomendado colocar uma pedrinha de gelo no início do dia e outra no fim de tarde perto do seu substrato, ou seja, próximo ao local em que a raiz se desenvolve, a fim de diminuir o calor excessivo.

Ambiente fresco

É extremamente importante dispor a tulipa num local fresco, bem arejado, em que bata luz indireta do sol e, principalmente, longe de correntes de ventos.

Como cuida de tulipas - tulipas laranjas

imagem de: pixabay.com

Regas

Faça diariamente, para manter a terra sempre umedecida. Mas atente-se para não encharcá-la, porque isso contribui para a proliferação de micro-organismos que podem causar danos à planta.

Adubação

Adube a planta pelo menos duas vezes por ano, preferencialmente antes da primavera ou nos meses de fevereiro e março. Faça isso usando cristais apropriados, que penetrarão na terra e atingirão a raiz durante as regas e deixarão a planta mais saudável.

Como cuidar de tulipas - tulipas vermelhas

imagem de: pixabay.com

Cuidados adicionais

Retire sempre folhas e flores murchas da planta para evitar a proliferação de micro-organismos. Corte essas partes com uma tesoura, posicionando-a bem rente ao caule. Uma dica importante de como cuidar de tulipas é mantê-las sempre longe de insetos e animas, já que essa espécie costuma ser muito atacada por eles. Proteja-a com telas, cercas e produtos tóxicos.

Após a primeira floração, é comum que a tulipa murche e morra. Você pode fazê-la renascer no próximo período de outono-invernos, época ideal para o plantio, desde que guarde sua raiz corretamente. Para isso, retire o bulbo da terra e lave-o bem em água corrente. Depois, deixe-o secar ao sol para envolvê-lo num saco de papel e colocar na geladeira. Basta aguardar o retorno da estação ideal para replantá-lo!

Agora que você já sabe como cuidar de tulipas, encontre essas e outras flores para cultivar na Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Tulipas para casamentos – Dicas de decoração
  2. Decore sua casa com tulipas
  3. Tulipas: luxo e sofisticação em forma de flor

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

4 Comentários para “Como cuidar de Tulipas: Tudo o que precisa saber”

  1. Eu adoro flores, sim distinção.Mais tem algumas que eu amo. as rosas. foi e o seu perfume
    peculiar que mais me envolveu.
    Deus que as criou com tamanha beleza
    Em fim todas elas são uma criação de Deus, lindas m maravilhosas, mais peço que só me ofereça
    em vida. Depois eu não estares vendo …….

    Responder
  2. marines rodrigues

    Eu amo as plantas, mas em espesial as orqideas e as tulipas. Sao as minhas prediletas!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>