Regar Plantas – Como, Quando e Quantas Vezes

21/11/2016

Para quem nunca cuidou ou começou agora a cuidar de plantas, regá-las parece não ser uma tarefa complicada. De fato, essa atividade não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige certos cuidados para preservar a saúde e beleza das flores e plantas.Assim, quem deseja ter flores bonitas e saudáveis em seu jardim ou vasos espalhados pela casa precisa seguir alguns passo. Aprenda quando, quantas vezes e como regar plantas no post a seguir!

Quando devo regar as minhas plantas?

Como Regar Plantas - Quando e Quantas Vezes

imagem de: pixabay.com

O período da manhã e o fim da tarde – depois das 15 – são os melhores horários. Não se deve regar ao meio-dia, pois, por ser um horário muito quente, a água acaba evaporando. Regar à noite também não é recomendado, porque nesse período as plantas não absorvem a quantidade necessária de água, e as folhas demoram a secar, podendo gerar fungos ou apodrecimento da raiz.

Existe um número de regas recomendadas?

imagem de: pixabay.com

imagem de: pixabay.com

Não é aconselhável regar plantas sem avaliar as condições do dia, visto que isso pode levar ao excesso ou à falta de água. Há dias que serão mais frios; outros, mais quentes e conforme essas mudanças de temperatura haverá situações em que as plantas precisarão de mais ou de menos água.

Para não correr nenhum risco, mexa a terra com o dedo ou um palito e verifique se ela está seca ou úmida. Se estiver molhada, deixe para regar em outro momento.

Algumas espécies precisam de regas mais frequentes e outras necessitam de menos. Então, vale a pena sempre fazer a verificação.

Como regar plantas?

imagem de: pixabay.com

imagem de: pixabay.com

A quantidade certa envolve diferentes fatores, porém, uma regra que não costuma falhar é evitar encharcar a terra – lembrando que existem exceções. O excesso de água “afoga” as raízes, que carecem de ar, e aumenta o surgimento de doenças e de fungos.

Procure aguar lentamente e faça pausas à medida que perceber que a água está demorando a penetrar na terra ou quando ela estiver escorrendo no fundo do vaso.

Posso molhar as folhas?

imagem de: pixabay.com

imagem de: pixabay.com

Depende do tipo de planta. Em espécies que apresentam folhas sensíveis – por exemplo, as violetas – isso deve ser evitado. Resumidamente, não é preciso molhar as folhas, mas às vezes acaba sendo inevitável. Assim, quando for possível, aplique a água na base da planta ou nos pratinhos, porquanto conservar as folhas secas reduz a possibilidade de algumas doenças.

Viu como não tem segredo para regar as plantas? Na verdade, é preciso tomar apenas alguns cuidados para preservar a saúde e beleza das plantas e flores.

Que tal deixar o seu jardim ou cômodo ainda mais belo? Encontre diversos tipos de flores na Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Conheça as Principais Plantas Aquáticas
  2. Como evitar a dengue no seu jardim

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

6 Comentários para “Regar Plantas – Como, Quando e Quantas Vezes”

  1. Natilde Bandeira de Souza

    Não existe terapia melhor do que cuidar de plantas … Me sinto ótima fazendo esta magnifica terapia . Mais ainda, a natureza e o meio ambiente agradece me deixando mais e mais feliz …

    Natilde Bandeira de Souza

    Responder
  2. Fernanda Alves

    Acabei de cortar minha planta
    Pq ela comecou a morrer fungos comecaram a comer o pé dela

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>