Como replantar cactos

13/07/2016

Assim como as flores convencionais, quando os cactos ficam grandes para o vaso onde estão plantados, é preciso transportá-los para um vaso mais espaçoso. Apesar de parecer perigoso, esse procedimento é bem simples. Basta seguir todas as orientações para que acidentes com os espinhos não aconteçam e as raízes não fiquem danificadas. Quer saber como replantar cactos? Continue a leitura com a gente!

Quando replantar

 

Os cactos requerem mudanças a cada dois ou quatro anos, por causa do esgotamento do substrato e de seu crescimento. Ele precisa ser replantado assim que as raízes saírem pelos orifícios de drenagem do vaso ou assim que ele chegar na borda do vaso. Vale ressaltar que isso só deve ser feito em estações secas, evite replantar cactos durante o inverno, pois a umidade pode apodrecer as raízes.

Retirando o cacto do vaso antigo

 

Como sabemos, a maioria dos espinhos dos cactos são inofensivos e não tóxicos, porém, podem ser bastante dolorosos quando vão de encontro direto com a pele. Por isso, antes de replantar, use luvas de couro grosso para proteger as mãos dos espinhos.

Para retirar o cacto do vaso antigo, utilize um objeto pontiagudo para facilitar a remoção. O objetivo é desprender a terra do interior do vaso. Você pode utilizar uma faca cega, fazendo movimentos para que a terra saia como se fosse uma massa sólida. É preciso que a terra saia por completo antes de retirar o cacto. Para ajudar nesse procedimento, pegue algumas folhas de jornal e puxe cuidadosamente o cacto pela ponta superior, levantando-o do vaso.

Preparando o cacto para o novo vaso

Antes de colocar o cacto em seu novo vaso, coloque-o em uma superfície e retire os pedaços grandes de terra das raízes. Utilize os dedos (usando as luvas) para ajudar na remoção. Retire também possíveis sujeiras na terra. Aproveite para checar as raízes, e caso tenham sinais de pestes ou pragas, trate com as devidas necessidades. Você também pode utilizar uma tesoura para cortar pequenas raízes mortas.

Prepare o novo vaso do cacto

Utilize um vaso maior do que o anterior. Mas, tome cuidado, vasos muito grandes podem acumular mais água, danificando e apodrecendo as raízes da planta. Deposite uma quantidade de terra para jardinagem no vaso, de modo que ela fique na mesma altura do vaso anterior. Você pode acrescentar material para drenagem ou pedaços de argila no fundo do vaso antes da camada de terra.

Transportando o cacto para o novo vaso

Cuidadosamente, pegue o cacto com o auxílio de jornais e coloque-o no centro do vaso. Deposite mais terra ao redor da raiz, tomando sempre cuidado para que ela não seja danificada. Ajuste a posição do cacto e verifique se ele não está em uma posição muito profunda ou muito rasa. Lembre-se que a parte verde deve ficar para cima e a raiz por baixo da terra. Espere algumas semanas antes de molhar o cacto novamente, ele precisa de tempo para se ajustar ao novo solo.

Gostou do nosso post? Os cactos são ótimas alternativas para presentear alguém especial! Na Giuliana Flores você encontra vasinhos com cactos para oferecer a quem você admira!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>