Conheça e Saiba como Cultivar as Mini Rosas

8/08/2013
Mini-rosa

Mini-rosa

As mini rosas são flores provenientes da Ásia, mais especificamente da China Central, e também são conhecidas pelos nomes de roseira miniatura e rosa miniatura. Essas flores atingem entre 30 e 60 centímetros de altura e se caracterizam pelo florescimento contínuo tanto em botões quanto em cachos, com cores bem definidas que variam entre o branco, o vermelho, o rosa, o laranja, o amarelo e o púrpura.

De uma forma geral as rosas simbolizam o amor, mas com significados específicos de acordo com a sua cor, como a vermelha para a paixão e a amarela para a felicidade.

Arranjos de Mini Rosas

Arranjos de Mini Rosas

Após o plantio das mudas e a certificação de que a planta “pegou”, o que significa que ela está pronta para prosseguir seu crescimento, alguns cuidados são importantes para o cultivo das mini rosas. É aconselhável acrescentar ao solo farinha de ossos, torta de mamona ou adubo orgânico 3 vezes ao ano para garantir plantas mais belas e saudáveis.

Até a primeira floração as regas devem ser diárias em caso de estiagem. Terminada a floração, a terra deverá ser mantida um pouco seca entre os procedimentos de rega.

Caso a intenção seja manter as flores no vaso, é necessário realizar o transplante para o seu local definitivo, que deve ter no mínimo 12 centímetros de diâmetro. As mudinhas já estarão crescidas e, provavelmente, desabrocharão após 40 ou 50 dias.

Tal crescimento indica a necessidade da primeira poda, que deverá deixar as mini rosas com apenas 5 centímetros de talo. Meses depois será a hora da segunda poda, indicada para quando as plantas tiverem florescido pelo menos duas vezes. Nessa ocasião o talo deverá ter cerca de 10 centímetros. Deve-se atentar para que as mini rosas não sejam mantidas com um tamanho muito extenso, para não sofrer com falta de nutrientes.

Outra opção é multiplicar a planta por estacas, visando o cultivo futuro em áreas mais espaçosas, como jardins. Para esse tipo de atividade, o aconselhável é esperar o fim da primavera e escolher um galho sadio, com pétalas de mini rosas ainda para cair. As folhas e os espinhos devem ser removidos e apenas a primeira gema deve ser mantida, pois ela é necessária para brotar. A estaca, que deve medir em média 15 centímetros, deve ser espetada em um solo devidamente adubado e a iluminação indireta é obtida cobrindo a estaca com um plástico. Dentro de 4 a 6 meses a brotação já está pronta para ser transplantada para um local definitivo.

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

7 Comentários para “Conheça e Saiba como Cultivar as Mini Rosas”

  1. Maura Batista do Carmo

    AS rosas são flores lindas, sejas a simples ou as mais diversas.Não importa as cores, eu adoro todas.

    Responder
  2. Divina Sousa Almeida

    eu amei entra e conhecer um pouco a respeito de flores e jardinagens vou continuar acessando pra saber mais muito legal estão de parabéns ;

    Responder
  3. MARIA MARTA

    TENHO VERDADEIRA PAIXÃO PELAS ROSAS , AINDA MAIS QUE É A FLOR DO MEU SIGNO

    Responder
  4. KATIA MACHADO MORSELLI

    QUANTO CUSTA? [MUDAS ] DAS MINI ROSAS, UMA DE CADA COR.
    AGUARDO RESPOSTA.

    Responder
  5. eu comprei uma muda por 1,65 no supermercado savegnago

    vou passar amanha para um vasinho!

    Responder
  6. Sergio Luis

    Amei vou fazer um canteiro de mini rosas em meu jardim. OBS: Resido na Ruas das Rosas………………..

    Responder
  7. Lazara

    As minhas mini rosas estão dando uma ferrugem nas folhas que eu faço

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>