Saiba Quais os Cuidados Necessários Para Trocar uma Planta de Vaso

20/02/2017

Responsáveis por darem um charme a mais a qualquer ambiente, as plantas são excelentes opções de decoração. Para que elas permaneçam sempre bonitas e saudáveis, é necessário cuidar do jeito certo de cada uma delas. Quando a muda está crescendo rapidamente ou muito grande para permanecer onde está, trocar uma planta de vaso é uma tarefa imprescindível e que exige muito cuidado e atenção. Confira as principais dicas!

Passo a passo para trocar uma planta de vaso

Passo-a-passo-para-trocar-uma-planta-de-vaso

imagem de: pixabay.com

Regue: é necessário regar a planta poucos dias antes de mudá-la de solo, pois a umidade da superfície facilita o trabalho.

Remova a planta: segure o caule com delicadeza e retire a muda suavemente caso ela deslize com facilidade. Se for difícil removê-la, vire o vaso e bata-o com cuidado em um local rígido, puxando-a aos poucos. Se mesmo depois de muitas tentativas a planta não sair, desgrude-a do vaso com o auxílio de uma faca e, caso não seja suficiente, quebre o vaso. Não se preocupe se durante o processo algumas raízes quebrarem. Isso não irá prejudicar o desenvolvimento da planta.

Diminua o solo em volta dela: remova, em média, um terço da terra acoplada na planta.

Acrescente terra ao novo vaso: com a ajuda de uma pá ou de outro instrumento de jardinagem, adicione alguns centímetros de terra ao vaso em que a planta ficará – o qual, em circunferência, deve ser no máximo 2,5 cm maior que o antigo – e observe se o nível do solo está adequado, a quase 2,5 cm abaixo do topo do vaso. Se estiver baixo, coloque mais terra no fundo.

Adicione terra ao redor da planta: quando a flor estiver plantada, preencha todo o espaço disponível no vaso com mais terra. Pressione bem com a ponta dos dedos ou uma espátula para desmanchar possíveis bolsas de ar presentes entre as raízes.

Dê uma batidinha no vaso: de acordo com o escritor e mestre em plantas Thalassa Cruso, bater com suavidade o vaso num local firme auxilia no ajuste do solo e no crescimento das raízes.

Regue mais uma vez: molhe o solo da planta até que a água comece a escorrer pelo vaso. Pronto! A troca está finalizada.

Saiba identificar o momento certo para trocar uma planta de vaso

Saiba-identificar-o-momento-certo-para-trocar-uma-planta-de-vaso

imagem de: pixabay.com

Vale ressaltar que identificar o momento certo para trocar uma planta de vaso é muito importante para preservar a beleza e saúde da flor. Verifique se as raízes aparecem na superfície do vaso ou pelos furinhos de drenagem. Outra maneira é verificar se o vaso está trincado ou rachado.

A melhor época para mudar uma planta de vaso é no início da primavera, pois é quando as plantas têm um estado de inatividade importante.

E você? Também não resiste às plantas para a decoração do ambiente? Aqui, na Giuliana Flores, você encontra diversos tipos de flores plantadas para deixar o seu cômodo predileto ainda mais bonito.

Você também vai gostar de:

  1. Como Decorar Ambientes Com Vasos De Plantas Pendurados
  2. Vasos Criativos Para Suas Plantinhas!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>