Dicas Eficientes para Eliminar Mato do Jardim

Dicas Eficientes para Eliminar Mato do Jardim

Alguns cuidados podem garantir a saúde e a beleza de suas plantas, deixando o seu jardim sempre florido e limpo. O post de hoje trouxe dicas eficientes para eliminar mato do jardim. Leia e descubra como resolver esse problema tão comum no mundo da jardinagem!

O mato alto e as plantas daninhas são dois problemas muito recorrentes em jardins. Além de deixar o ambiente com uma aparência desagradável, isso pode favorecer o aparecimento de ervas mais resistentes e de animais perigosos como escorpiões e aranhas. Por isso, a limpeza periódica do espaço é fundamental e, com as ferramentas adequadas, pode ser feita por qualquer pessoa. Confira dicas eficientes para eliminar mato do seu jardim.

Antes de tudo, analise o local

Dicas Eficientes para Eliminar Mato do Jardim

imagem de pixabay.com

Antes de dar início à retirada dos vegetais, é importante fazer uma análise do local. O primeiro ponto a ser observado é o tamanho do jardim e a situação do mesmo.

Eliminar mato do jardim pequeno

Caso seja pequeno e o mato não esteja muito alto, um trabalho simples, com poucas ferramentas, pode resolver.

Segundo especialistas, num cenário assim, as espécies prejudiciais podem ser retiradas com a mão. Embora pareça um pouco trabalhoso, esse é o modo mais seguro e eficaz de arrancar essas plantas sem provocar danos ao restante do jardim. Mas, se a raiz estiver profunda, uma pá pequena pode ser muito útil para cavar o solo. Para acabar com o mato alto, use uma tesoura de jardinagem.

Na hora do corte, o instrumento deve ser mantido na posição horizontal e manuseado de forma cuidadosa, a fim de evitar acidentes.

Eliminar mato do jardim grande

Se o terreno for grande e estiver infestado de ervas daninhas, será necessária outra estratégia. Uma solução prática são as máquinas roçadeiras, que cortam as plantas de maneira bem rente ao solo. No entanto, é preciso cuidado ao utilizá-las, pois são potentes e podem despedaçar pedras ornamentais e pequenos objetos do jardim. Esse equipamento exige ainda alguns itens de segurança, como luvas e óculos de proteção.

O uso de herbicidas também é recomendado para essa situação. Os produtos encontrados no mercado atualmente são bastante seguros e há versões específicas para cada espécie de vegetal, assim, o composto não prejudica outras plantas. No entanto é preciso preparar e aplicar a solução com cautela, já que se trata de uma substância química. Uma alternativa são os herbicidas naturais. Uma mistura de água, sal e vinagre, por exemplo, pode ajudar na manutenção do jardim.

Veja mais cuidados para cuidar dos jardins

podas periodicas

imagem de: pixabay.com

Vale ressaltar que o mais importante é cuidar do espaço regularmente para evitar que o mato e as ervas daninhas tomem conta do ambiente, atrapalhando o desenvolvimento das plantas e atraindo insetos perigosos e animais peçonhentos. Podas periódicas e aplicações cíclicas de herbicidas ajudam a controlar o surgimento dessas espécies prejudiciais e a manter o jardim bonito. Seguindo essas dicas, você conseguirá eliminar mato e deixar o seu espaço ainda mais bonito.

Conheça as lindas espécies de flores plantadas disponíveis no site da Giuliana Flores e deixe o seu jardim ainda mais encantador!

Você também vai gostar de:

  1. Alivie o Estresse no Dia a Dia com o Jardim Zen
  2. Conheça as Ferramentas para Cuidar de Jardim
0 Comentário(s)

  1. Serli L Biondo disse:

    Gostei das dicas ,vou tentar fazer sempre que posso gosto de ler e olhar as orquídeas .

  2. gilmar arias guarnieri disse:

    Preciso saber um produto que eu possa acabar com o mato no meu pequeno terreno de terra.

    Qual produto vocês poderia me recomendar.

    Fico no seu aguardo

    Gilmar Arias Guarnieri

  3. marciana disse:

    Adorei as dicas

  4. Ricardo disse:

    Para quem tem um jardim, o melhor mesmo é efectuar uma monda períodica, eliminando assim as indesejáveis ervas daninhas.

Matérias relacionadas