Dicas Simples que Ajudam a Manter a Saúde das Plantas

30/06/2017

Toda planta está sujeita à ação de insetos, ácaros e fungos fitopatogênicos, agentes que podem ser bastante prejudiciais. Mas, embora o ataque de pragas seja um processo natural, isso pode ser intensificado e tornar-se um grave problema dependendo das condições de cultivo. Por isso, é importante entender um pouco sobre a saúde das plantas, a fim de evitar a morte delas ou eventuais danos.

E para te ajudar a cuidar do seu jardim ou das flores que possui em casa, confira a seguir algumas dicas que vão deixar suas plantas vivas por muito mais tempo. Veja só:

Evite o contágio de pragas

Cada espécie possui necessidades específicas de luminosidade, umidade e cuidados quanto ao manuseio, que precisam ser atendidos. A precaução mais importante é evitar a exposição a ambientes que estejam propícios aos ataques.

Assim, cultive as plantas em locais com boas condições para o seu desenvolvimento, limpe muito bem as tesouras antes de realizar as podas e nunca introduza espécimes contaminados no jardim, pois as pragas podem espalhar-se e contaminar outros vasos.

Dicas para manter a saúde das plantas

Lagartas em plantas

Cuide das plantas contaminadas

No caso de a planta já estar contaminada, algumas medidas podem ser adotadas para controlar a infestação. Primeiro é preciso identificar o que está atacando o vegetal, já que nem todos os métodos de controle são efetivos em todos os casos.

Aliás, é importante lembrar que os inseticidas, por exemplo, não afetam somente as pragas, são nocivos também para insetos benéficos e para os seres humanos. Além disso, os principais ataques são realizados por lagartas, cochonilhas, pulgões, ácaros e fungos, e a maioria dos produtos não os eliminam completamente.

Então, após a identificação do problema, uma alternativa é fazer uma solução inseticida caseira, que deve ser borrifada com frequência nas folhas e nos caules, evitando o contato com as flores e os frutos. Vale ressaltar que os vegetais utilizados para consumo alimentar precisam ser muito bem lavados após o tratamento, devido à toxidade das substâncias.

Saiba como manter a saúde das plantas

Plantas com pulgões

Use soluções para a saúde das plantas

Um dos métodos mais utilizados em jardinagem para combater pragas e manter a saúde das plantas, consiste na mistura de 50 gramas de fumo de rolo em 1 litro de água. O conteúdo é fervido por 25 minutos e resfriado à temperatura ambiente.

Outro inseticida bastante aplicado é a calda bordalesa, produzida a partir da adição de 80 gramas de sulfato de cobre e 80 gramas de cal virgem a 10 litros de água. O sulfato de cobre é triturado e colocado em um pano de algodão, como um sachê, dentro de um balde plástico com 8 litros de água. Enquanto isso, é feita uma mistura de cal virgem e 2 litros de água em um recipiente plástico. Após 24 horas de repouso, as duas soluções são misturadas, totalizando um volume de 10 litros.

Cuide da saúde das plantas

Planta doente

Outro cuidado essencial é a utilização de equipamentos de proteção ao manipular inseticidas, pois, em contato com a pele e mucosas, eles podem causar queimaduras e irritações.

Agora que já sabe como manter a saúde das plantas, acesse o site da Giuliana Flores e garanta já as flores plantadas que mais gostar. Existe uma variedade incrível de opções para deixar a sua casa ou o seu apartamento ainda mais bonito. Confira!

Você também vai gostar de:

1. Acabe com as Pragas de seu Jardim
2. Adubos Para Plantas – Saiba Como Escolher o Melhor Para o Jardim
3. Conheça as Ferramentas para Cuidar de Jardim

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>