Cuidar de Orquídeas – Dicas e Cuidados Especiais

18/11/2016

Cuidar de orquídeas é uma tarefa que desperta muitas dúvidas, porque essas flores realmente exigem mais atenção e pelo menos um conhecimento básico em jardinagem para florescem e manterem-se vistosas por mais tempo. No entanto, algumas técnicas diárias são suficientes para dar atenção que essas lindas plantas desejam e receber em troca muito colorido e perfume que só elas podem proporcionar.

Cuidar de orquídeas - orquídeas roxas

imagem de: pixabay.com

Escolha o local ideal

Muitas pessoas escolhem cuidar de orquídeas pela sua beleza exótica e, por esse motivo, querem deixá-las em um local de destaque da casa. Seja quintal, jardim ou até dentro de casa, é fundamental que esse ambiente seja bem iluminado. Para saber se a exposição à luz está sendo feita de maneira correta, basta observar as folhas: quando amareladas, é indício de excesso de luz. Já se apresentarem folhas escuras, finas e alongadas, é sinal de falta de luminosidade.

Cuidar de Orquídeas - Cultivar orquídeas em vaso

imagem de: pixabay.com

Adube as suas orquídeas

Cuidar de orquídeas plantadas em vasos exige um bom substrato, preparado com minerais e outras substâncias que ajudam no bom desenvolvimento da planta. Esse produto pode ser encontrado em qualquer floricultura ou lojas especializadas em jardinagem e paisagismo.

Para fazer a adubação, podem ser usadas misturas de nitrogênio, fósforo e potássio, ou adubos orgânicos compostos por torta de mamona em uma metade e farinha de osso em outra. A aplicação do material deve ser feita uma vez por mês. Não é recomendado adubar as orquídeas no outono e no inverno devido às baixas necessidades nutricionais da planta.

Cuidar de orquídeas - orquideas brancas

imagem de: pixabay.com

Da mesma forma que a água, utilizar adubo demais pode matar a orquídea. Sempre que possível, opte por fazer a adubação com produtos orgânicos. Se escolher um fertilizante inorgânico, fique atento às instruções para uso. Há duas possibilidades de fazer a adubação: a primeira é colocar o ativo no canto do vaso e deixar que ele se dissolva aos poucos. E a segunda é fazer a diluição do fertilizante em água e aplicar o produto no solo.

Faça regas diariamente

orquideas-chocolate

imagem de: pixabay.com

Para cultivar orquídeas belas e vistosas, as regas devem ser feitas diariamente. Prefira regar as  flores quando o substrato estiver realmente seco. Do contrário, deve-se esperar que ele seque. Uma boa alternativa é mergulhar o vaso em um recipiente com água e deixar que todo o excesso escoe, retirando-o em seguida. Não é indicado utilizar pratos no fundo do vaso para evitar o acúmulo de umidade, o que prejudica a planta.

Ao regar as orquídeas, evite molhar as pétalas,  pois elas são bastante delicadas e essa prática facilita o aparecimento de pragas.

Troque de vaso conforme a planta vai crescendo

Se você quer cuidar de orquídeas, melhor se conscientizar de que deverá disponibilizar algum momento do dia para observá-las frequentemente. Essa tarefa é importante para verificar se as técnicas empregadas até o momento têm contribuído ou não para manutenção da saúde da planta. Além disso, também ajuda a identificar o momento adequado de mudá-la para um vaso maior. O sinal verde para isso será quando a base da flor estiver a menos de um dedo da parte superior do recipiente.

Cuidar de orquídeas - Orquídeas rosas

imagem de: pixabay.com

Ao replantá-la, prefira vasos de barro, nos quais a água é drenada adequadamente. A orquídea deve ser posicionada em sua nova morada mantendo como parte da frente aquela que apresentar brotos. Certifique-se de que a parte posterior fique encostada em um dos lados do recipiente, proporcionando mais firmeza à planta. Finalize o procedimento acrescentando chips de fibra de coco ou musgo.

Esterilize os materiais que utilizar para cuidar de orquídeas

As orquídeas são flores muito frágeis à contaminação por micro-organismos. Para evitar colocar a saúde da sua planta em risco, sempre que precisar podar as folhas, esterilize a tesoura com um maçarico portátil ou esquentando o objeto no fogão. Esse procedimento deverá ser repetido se você for utilizar o mesmo objeto em outra orquídea.

Encontre diversas espécies de orquídeas na Giuliana Flores para cultivar ou presentear!

Você também vai gostar de:

    1. Beleza em vários formatos – Conheça os tipos de orquídeas mais populares
    2. Diga “eu te amo” com orquídeas
    3. Presenteie com belas orquídeas

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

12 Comentários para “Cuidar de Orquídeas – Dicas e Cuidados Especiais”

    • olivan souto

      Sou apaixonada por órquideas. Acho lindas!! Fico horas e mais horas olhando a beleza delas no seu site

      Responder
  1. magaly mattar

    Achei que deveria ser mais explicito qto a ppreparação de solo, adubo…hj, é a flor que se ve mais as pessoas comentarem e cultivarem…

    Responder
  2. RAQUEL MARIA DE PAULA

    SOU APAIXONADA POR ORQUIDEAS MAS NÃO CONSIGO CULTIVALAS ME AJUDE.

    Responder
  3. Vera Lucia Bueno dos Santos

    Quero aprender a cultivar minha Orquídeas para que elas floresão .

    Responder
  4. Suely

    Bom Dia!!

    Gostaria de saber porque minhas orquídeas fiam com as folhas maravilhosas mais nunca dão flores mesmo estando em local apropriado.
    Desde já agradeço pela atenção.

    Obrigado

    Responder
  5. Susete lourenco

    Adorei dica eu pensava que podia regar minhas orquídeas uma vez por semana

    Responder
  6. maria palma

    queria saber se depois que as flores morrem devo cortar aquela aste da flor,obrigada se puerem me ajudar!!!!!!!!

    Responder
  7. EDUARDO STAUBER

    sou apaixonado pelas plantas ´, flores e tudo que é da natureza.

    Responder
  8. monica

    Minha sacada e virada oeste como faço para não perder minhas orquídeas .

    Responder
  9. maria brito monteiro

    adorei as dicas , preciso de mais esclarecimento sobre os cuidados ex. qual o tempo de vida em um apartamento?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>