O Encanto do Jardim Inglês

O Encanto do Jardim Inglês

Traga a beleza e a praticidade do jardim inglês para a sua casa, conquistando uma paisagem com grande variedade de flores e mistura de cores.

Jardim Inglês

Jardim Inglês – Fonte: wallacegardens.com

Muito admirado por apresentar vasto gramado e diversidade de flora, o jardim inglês surgiu entre os séculos XVIII e XIX, e tinha como objetivo aliar beleza e praticidade. Por isso, unia plantas ornamentais e funcionais, como ervas com papel medicinal, e servia para a criação de animais.

Nesse tipo de jardim, predominam as formas sinuosas, ou seja, prevalecem as formas curvadas, tanto no relevo quanto nos caminhos abertos entre a vegetação, e os gramados extensos e desnivelados, que podem ser realçados por flores rasteiras, como tulipas, hortênsias ou lavandas, e por árvores espalhadas pelo terreno. Predominam também a mistura de cores e texturas e a valorização do volume, que é garantido principalmente pelos arbustos e por plantas herbáceas.

A partir desse novo estilo, passou-se a prezar pelas áreas que parecem livres e espontâneas, apesar de haver um planejamento prévio, que arquiteta desde a harmonia das flores entre si até os efeitos de luz e sombra e a manutenção regular.

O jardim inglês é ideal para quem admira a vegetação em sua forma natural, com pouca intervenção humana. Mesmo tendo sido pensado para os grandes campos da nobreza britânica, ele pode ser adaptado para pequenos espaços, como o quintal de casa. Basta dispor as plantas de um modo que pareçam espontâneas, naturais daquele lugar.

Como montar um jardim inglês em casa

jardim inglês casa

Jardim inglês em casa – Fonte: faidatemania.it

Apesar de não existir um modelo específico a seguir, algumas dicas são muito importantes para quem pretende montar um jardim inglês em casa:

  • Escolha o espaço de sua casa para montar seu jardim. Se for pequeno, ficará bastante charmoso, mas se tiver a disposição uma área maior, opte por esta;
  • Cubra a terra com um gramado e não se preocupe com o local onde colocar as flores e árvores, pois nesse estilo de jardim elas não são delimitadas;
  • Adote folhagens e arbustos de cores que destacam o verde da natureza. As árvores e trepadeiras ajudam a compor o clima de bosque inglês;
  • Prefira flores que sejam adequadas para o clima do local e que não precisem de muitos cuidados, para ter o mínimo de intervenção possível. As mais comuns são flores românticas e coloridas, como rosas, narcisos, violetas, margaridas e jasmins.
  • Adube regularmente a área verde, pode sempre os arbustos e troque periodicamente a vegetação;
  • Incremente o ambiente com caminhos de pedras, lagos artificiais, fontes, estátuas, bancos e arcos de flores, elementos que contribuem para um ar mais romântico.

No site da Giuliana Flores, você encontra as flores ideais para montar um jardim inglês em sua casa.

 

 

0 Comentário(s)

  1. Daiane Dias Curvello disse:

    Lindo

Matérias relacionadas