Girassóis – Como Cultivar e Utilizar Essas Lindas Flores

17/05/2016
Jardim de Girassol

Jardim de Girassol | Fonte da imagem: Pixabay

Beleza, alegria e muita energia positiva são alguns dos benefícios que os girassóis transmitem onde forem dispostos.A nobreza do girassol está presente até em seu nome científico Helianthus annus, em que Helianthus significa “flor do sol”. Além de bela e chamativa, qualidades que a tornam uma excelente planta ornamental, essa flor é muito útil e é possível aproveitar todas as suas partes.

Outro bom motivo para ter a flor do sol  no jardim é que ela oferece um fruto seco, chamado de cipsela, cujas sementes são muito apreciadas cruas ou assadas em diversas receitas e ainda podem ser usadas para extração de óleo vegetal.

A forma exótica e o tom amarelo alaranjado vibrante dos girassóis proporcionam mais vida e dinamismo aos ambientes. Já as espécies plantadas no jardim brilham de forma majestosa e chamam a atenção de todos com sua rotação sempre voltada para o sol.

 

Originário da América do Norte, o girassol se reproduz por meio de sementes e é uma planta resistente e robusta, cujas flores surgem na primavera e no verão, porém podem aparecer o ano todo, sobretudo, sob temperaturas entre 18 e 30°C.

Hoje o consumidor tem à sua disposição não só a espécie tradicional – que pode atingir cerca de 3 metros de altura -, como também os minigirassóis (Helianthus annus nanus), variedades com proporções menores que passaram a figurar em decorações e arranjos e podem atingir 1 metro de altura, no máximo.

Principais cuidados com os girassóis 

Para quem os seus girassóis continuem fortes e bonitos por muito tempo, será necessário realizar alguns simples cuidados. Conforme a planta crescer, corte as mudas fracas, doentes e com má formação. Você deve ficar atento quando o espaço não estiver mais comportando a planta, para mudá-la a um vaso ou espaço mais apropriado.

Coloque seus girassóis em um local ensolarado, posicionado na direção do sol. Atente-se para eles não ficarem muito tempo do dia na sombra e nem pegar chuva em excesso. Para-peitos das janelas são os mais indicados para cultivar essas plantas dentro de casa ou em apartamentos sem sacadas.

como-cultivar-girassol

Arranjo de girassóis | Fonte da imagem: pixabay.com

 Passo a passo para plantar um girassol 

Plantar girassol é uma ótima alternativa de ter o seu jardim ou casa florida durante todo o ano. Apesar de ser mais comum em estações mais quentes, a sua florescência pode acontecer em qualquer época que apresente temperatura entre 18ºC e 30°C. Se você vai dispô-lo em vasos, precisa limpá-los e esterilizá-los adequadamente antes. A escolha desse recipiente deve ser feita de acordo com o tamanho da espécie. Os de 30cm  a 40cm e as jardineiras de janela são mais recomendados para girassóis anões. As espécies maiores já pedem recipientes de 18 a 20 litros.

Coloque um material para facilitar a drenagem da água no fundo do recipiente escolhido. Pode ser pedras, cascalhos, pedaços de terracotas ou pequenas espumas de poliestireno. Para o solo, você precisará de mistura de compostagem e solo comercial. Despeje-o no vaso até alcançar 2,5 cm do topo e umedeça bem. Também é recomendado adicionar cristais de retenção de água para garantir que os girassóis disponham de quantidades adequadas e diminua a necessidade de regas.

As sementes devem ser semeadas de 2 a 10 sempre em pares. Para cada uma, você deve despejar 25 ml de água. Continue fazendo isso a cada um ou dois dias para se certificar de que o solo permanecerá úmido até ocorrer a germinação, o que deve ocorrer em três a oito dias.

Outros cuidados com os Girassóis

Girassóis secos

Muitas pessoas secam os girassóis para usá-los em arranjos de flores e em outros trabalhos de artesanato. Para isso, é preciso colher as flores quando ainda estiverem bonitas e abertas, deixando aproximadamente 60 centímetros de pedúnculo. Em seguida, deve-se colocá-las numa vasilha com a haste pendurada sobre a borda e cobri-las com cristais de sílica gel. Esse material absorve a água e é facilmente encontrado no comércio. Após isso, deixe secando por 10 dias.

Flores cortadas

Para quem prefere cortar os girassóis e usá-los na decoração, existem técnicas simples que os conservam por mais tempo. Depois de colher as flores, misture num recipiente um pouco de conservante floral e água morna. Após isso, corte os pedúnculos na altura que desejar e tire todas as folhas. Em seguida, organize os girassóis na água, que deve ser trocada quando estiver turva.

Semente de girassol

Semente de girassol

Armazenamento de sementes

Outra forma de aproveitar o girassol é preservar suas sementes, que podem ser utilizadas em pratos culinários, como saladas e torradas, e para a alimentação de pássaros. A conservação é simples. É preciso deixar as flores secarem até que sua parte de trás fique amarelada e as sementes comecem a escurecer. Depois, corte as cabeças e pendure-as viradas para baixo num local seco e quente. As sementes começarão a cair. Desse modo, coloque embaixo dos girassóis um balde ou um saco para colhê-las. Após algumas semanas, pegue as sementes e deixe-as secando por um ou dois dias. Finalmente, guarde-as em um recipiente bem fechado e num local fresco e escuro.

Viu como é fácil lindos girassóis ornamentado o seu jardim? Visite a Giuliana Flores e encontre os melhores espécimes para você deixar sua casa linda!

Você também vai gostar de:

Saiba Como Cultivar Orquídeas

Aprenda a Cultivar Violetas e Deixe sua Casa mais Linda e Colorida

Dicas de Como Cultivar Árvores Frutíferas em Vasos

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

2 Comentários para “Girassóis – Como Cultivar e Utilizar Essas Lindas Flores”

  1. madalena

    GOSTO DE TODAS AS FLORES, MAS AMO MUITO GIRASSOL, SÓ QUE NÃO CONSIGO SEMENTES BOAS PARA , PLANTAR. JA PLANTEI UMA VEZ E FICOU MUITO LINDAS MAS NÃO CONSIGUI MAIS BOAS SEMENTES. TENHO UMA VARANDA PEQUENA MAS TEM DE TUDO, ATÉ FEIJÃO JA COLHI. ABRAÇOS

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>