Jardim Bonito é Jardim Seguro

Jardim Bonito é Jardim Seguro

Confira dicas de plantas que devem ficar longe de crianças e animais domésticos, conquistando assim um jardim florido e seguro!

Copo de Leite (Zantedeschia Aethiopica)

Copo de Leite (Zantedeschia Aethiopica) – Fonte: petulaplants.com

Ter plantas e flores em casa é sempre bom, pois elas deixam o ambiente mais harmonioso e alegre. Mas, se você também tem animais de estimação e filhos pequenos, é preciso manter certo cuidado com as espécies que cultiva, já que algumas delas podem representar uma ameaça para cães, gatos e até mesmo para as crianças.

Para evitar intoxicações, é importante pesquisar sobre cada vegetal antes de adquiri-lo. Espada de São Jorge, azaleia, comigo-ninguém-pode e copo de leite estão entre as plantas venenosas e oferecem riscos à saúde quando tocadas ou ingeridas. O bico de papagaio também é perigoso, porque sua seiva provoca uma irritação intensa e, às vezes, até ulcerações na pele e na boca.

Hera ou trepadeira é outra planta que deve ser evitada. Quando o animal ingere sua folha pode ter vômito, diarreia, muitas dores abdominais e problemas para respirar. Descarte ainda o antúrio. Sua seiva pode provocar irritações cutâneas nos bichinhos e nos seres humanos e, caso entre em contato com os olhos, há risco de provocar lesões na córnea. Além disso, se o cão ou gato ingere a folhagem, apresenta dificuldades para engolir, salivação excessiva, vômito e náuseas.

Em regiões campestres, a giesta é uma espécie muito usada em jardinagem. Mas, quem tem animais de estimação deve retirá-las do jardim, pois, se for ingerida, poderá provocar arritmia e parada cardíaca, levando à morte. Para evitar que os bichos domésticos apresentem quadros de vômito e diarreia sanguinolenta, mantenha plantas como a mamona longe da sua casa.

Antúrio (Anthurium Andraeanum)

Antúrio (Anthurium Andraeanum) – Fonte: terracotajardinagem.com.br

Urticária e rinite são alergias comumente causadas pelo contato com fícus, um arbusto de caule cinzento e folhas verdes brilhantes, usado com frequência em áreas externas e internas. Preocupe-se ainda com a espirradeira. A seiva dela tende a provocar parada cardíaca nos bichinhos. E, embora deixem o local mais alegre com suas cores variados, os crisântemos representam um risco, pois possuem piretrina, uma substância que provoca diversos tipos de alergia. A saia branca é mais uma espécie tóxica que acelera os batimentos cardíacos, deixando o animal agitado e provocando até convulsões.

Algumas flores e plantas não são perigosas, porém, atraem vespas, abelhas, sapos e cobras, espécies que podem representar riscos para cães, gatos e outros bichos. Para evitar acidentes, procure saber se o vegetal que você escolheu não atrai essas ameaças e faça a limpeza periódica do jardim.

Crisântemos (Chrysanthemum)

Crisântemos (Chrysanthemum) – Fonte: floreswiki.com

No site da Giuliana Flores você encontra os mais variados tipos de flores, para enfeitar sua casa e jardim. Conheça nossas ofertas!

 

 

1 Comentário(s)

  1. Rita disse:

    Muito lindo as suas fotos de flores, amei todas.

Matérias relacionadas