Jardim de Inverno – Decorando Ambientes Internos com Requinte

29/05/2013
Jardim de Inverno

Jardim de Inverno

O jardim de inverno, também conhecido como jardim interno, pode ser implantado em qualquer lugar vago de casas ou apartamentos para complementar a decoração. Normalmente, esse tipo de jardim é montado embaixo de escadas, sacadas, corredores, banheiros ou espaços anexos à sala de estar e de jantar.

Jardim de Inverno no banheiro

Jardim de Inverno no banheiro

Para fazer um canteiro e plantar as flores diretamente na terra, a profundidade e a drenagem devem ser pensadas de forma cuidadosa. O revestimento do canteiro pode ser feito com diversos materiais, como pedra, gravilha, brita, granito, argila expandida e substrato. Os vasos são outras boas opções e também produzem um lindo efeito na decoração.

Jardim de Inverno com Vasos

Jardim de Inverno com Vasos

Antes de começar a montar o jardim, é preciso fazer um bom planejamento para instalá-lo em locais com boa luminosidade e ventilação. O ideal é colocá-lo perto de janelas ou portas de vidro, a fim de que as plantas recebam luz natural.

Jardim de Inverno na Sala

Jardim de Inverno na Sala

A escolha da vegetação depende da luminosidade e de sua capacidade de adaptação aos ambientes internos. Entre as plantas, a samambaia, a palmeira-ráfia, a palmeira-camedória, a lança-de-São-Jorge, o míni cacto, a zamioculca e as suculentas são ótimas opções. Já entre as flores, a begônia, a bromélia e o antúrio são espécies que vivem bem em locais fechados.

Jardim Interno

Jardim Interno embaixo da escada

A manutenção desses espaços deve ser feita com técnicas simples de jardinagem, semelhantes às realizadas em jardins convencionais. É preciso regar conforme a necessidade de cada espécie, retirar as folhas mortas e aplicar adubo de acordo com a indicação recomendada para cada flor ou planta.

Jardim Interno Cercado com Vidros

Jardim Interno Cercado com Vidros

Depois de montar o jardim de inverno, se quiser deixá-lo ainda mais charmoso, é possível investir em alguns detalhes, como vasos feitos de vidro, concreto, fibra ou cerâmica, fontes de água, lareiras ecológicas e míni esculturas próximos ao canteiro. Para destacar a beleza das flores, vale instalar um conjunto de iluminação, com arandelas e espetos de luz.

Jardim Interno com Cascata

Jardim Interno com Cascata

Imagens: daarnastudio.blogspot.com, seumadroga.com, lorenaarquiteta.blogspot.com, 
telmaambel.com.br, imovelcenter.com.br, meudocelarnf.blogspot.com, lindacascata.blogspot.com

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

7 Comentários para “Jardim de Inverno – Decorando Ambientes Internos com Requinte”

  1. Noemi A. Damm

    muito bom gosto…amei…meu sonho de consumo….tudo muito lindo…. parabéns

    Responder
  2. FATIMA BARBOSA

    AMEI,EU AMO E TENHO SONHOS EM TER UM JARDIM DE INVERNO EM MINHA CASA

    Responder
  3. sara jane ferreira

    quem sabe um dia não poderia ter um belo jardim de inverno na minha casa.. tudo é possivel.. todos são muito lindos !!! <3

    Responder
  4. Nilza Gomes

    Amei. Muito bom gosto, com muita simplicidade e praticidade, também. Os jardins em vasos possibilitam o deslocamento das plantas quando estas apresentam doenças ou necessidade de mais luz, ou mesmo ar e sol.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>