Luz Solar para Cada Tipo de Planta

19/09/2017

A luz solar é um dos fatores responsáveis pelo bom desenvolvimento das plantas. É graças a ela que os vegetais realizam a fotossíntese. Além disso, cada espécie tem necessidade de um tipo de exposição para a sua sobrevivência.

Dessa forma, quem deseja ter um jardim saudável ou uma casa cheia de flores bem cuidadas, deve conhecer o tipo de luz solar para cada tipo de planta. Saiba mais sobre iluminação para jardim e para plantas domésticas!

Plantas que precisam de luz intensa e direta

plantas-que-precisam-de-luz-intensa-e-direta

imagem de: pixabay.com

Quando falamos em luz solar para cada tipo de planta, o exemplo mais conhecido é o de plantas que precisam de luz solar direta e forte. Nesse caso, o cacto é uma espécie de planta bastante famosa por se adaptar bem a climas secos, até mesmo ao do deserto.

Outras plantas que necessitam de luz direta e intensa são a amarílis, a boca-de-leão, a escovinha e a dália, sendo consideradas flores do sol. Esses tipos de planta possuem flores e folhas macias e devem receber raios solares por no mínimo seis horas ao dia. Outras que também precisam de sol pleno por pelo menos seis horas diárias são as ervas frutíferas.

Plantas que precisam de luz solar média

Flor-de-maio, begônia, maria-sem-vergonha, beijos-de-frade, campainha e lírio são espécies que precisam de exposição solar média. Esse tipo de exposição solar é conhecido como “meia sombra” e se caracteriza pela intensidade luminosa.

No entanto, os raios do sol não incidem diretamente sobre a planta. As plantas de meia sombra precisam receber luz durante parte do dia — cerca de três horas. No restante do tempo devem ficar à sombra, ou seja, sem ter o sol diretamente em suas folhas.

Plantas de luz solar fraca e indireta

Plantas-de-luz-solar-fraca-e-indireta

imagem de: pixabay.com

O antúrio, o chifre-de-veado e a fitônia são plantas que estão aptas a aproveitar o pouco de luz que recebem. Assim sendo, não há necessidade de maior exposição solar. Elas se adaptam bem a ambientes com menor claridade.

O aspargo, violeta-africana e a árvore da felicidade também são exemplos de plantas que vivem bem com esse tipo de iluminação.

Plantas que precisam de sombra

plantas-que-precisam-de-sombra

imagem de: pixabay.com

As samambaias, renda portuguesa e avencas são algumas das opções que sobrevivem à sombra. Elas são ideais para se ter dentro de casa, pois não precisam de luz intensa ou exposição constante à luz solar.

No entanto, é preciso entender que sombra não é a inexistência total de luz, pois em um ambiente de escuridão nenhuma planta irá crescer ou florescer. Desse modo, é importante contar com um nível adequado de iluminação. Já as plantas que vivem bem na sombra possuem características comuns, como folhagem abundante, dura e brilhosa.

Viu como saber a luz solar para cada tipo de planta é essencial para manter um jardim sempre bonito e saudável? Agora que você já conhece as principais dicas, encontre lindas flores plantadas na Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Plantas em Espaços com Pouca Luz – Saiba como Decorar!
  2. Luz Solar e Luz Artificial

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

4 Comentários para “Luz Solar para Cada Tipo de Planta”

  1. Rosângela Maria S. Carvalho

    Sou apaixonada por plantas, flôres. Amei estas dicas.

    Responder
  2. Cleide de Lima Leão

    São idéias maravilhosas e que nos ajudam a entender melhor sobre o cultivo de plantas. Eu, pelo menos, entendo pouquíssimo sofre plantar, cultivar e cuidar de plantas. Agradeço pelas dicas expostas.

    Responder
  3. ALCEU OURIQUE

    É INCRÍVEL ESTE DETALHE DE INCIDÊNCIA LUMINOSA PARA O DESENVOLVIMENTO E VITALIDADE DAS PLANTAS. ESTÁ VALENDO!!!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>