Luz Solar e Luz Artificial

Luz Solar e Luz Artificial

No Blog da Giuliana Flores, você descobre qual a importância da iluminação para o crescimento das plantas, sendo ela de fonte natural ou artificial.

Luz desenvolvimento plantas

Luz para o desenvolvimento das plantas – Fonte: ehow.com.br

Fundamental para o desenvolvimento das plantas, a luz solar promove o processo da fotossíntese, por meio do qual esses seres vivos sintetizam a matéria orgânica e obtêm energia para sobreviver. Embora cresçam melhor com a luminosidade natural, os vegetais também podem se desenvolver com a ajuda da luz artificial. Por isso, quem mora em apartamentos ou em locais que não recebem grande quantidade de radiação solar, pode sim cultivar plantas em casa. Basta seguir algumas orientações.

A luz solar pode ser decomposta em várias cores: azul, anil, vermelho, amarelo, laranja, verde e violeta. As cores variam com a frequência da luz, ou seja, de acordo com a oscilação do campo eletromagnético a cada segundo. Os vegetais geralmente utilizam as colorações azul, vermelha e amarela. A azul é essencial para a fotossíntese, a vermelha auxilia no florescimento e a amarela é necessária para a produção de clorofila.

Luz Solar

Luz Solar – Fonte: forwallpaper.com

Apesar de serem mais baratas, as luzes incandescentes fornecem pouco espectro azul e, por isso, são menos eficazes no desenvolvimento das flores. Para conseguir o benefício esperado, é necessário coloca-las bem perto do vaso. Porém deve-se tomar cuidado para não queimar as folhas, pois essas lâmpadas produzem bastante calor.

As versões com descarga de alta intensidade são uma boa alternativa, pois produzem um elevado nível de iluminação e uma boa quantidade de calor. Por esses motivos, podem ser colocadas mais distantes dos vasos, o que reduz as chances de machucar a planta. Exemplares com grande pressão de sódio emitem muitos raios vermelhos e são ideais para as estufas de flores. Modelos de metal halide produzem mais raios azuis, ajudando no crescimento de espécies que não florescem, como folhagens e ervas.

Luz Artificial

Luz Artificial – Fonte: abracomundo.com

Lâmpadas fluorescentes são as que oferecem menos luminosidade e calor. Assim, podem ficar mais próximas das plantas. Os itens com temperaturas de 5.000 a 6.500 Kelvins transmitem boa quantidade de luz azul, e os artigos com temperatura de 2.700 a 3.000 Kelvins, emitem tonalidade vermelha. Todavia ambos proporcionam todas as variedades de luzes em baixas intensidades.

Entre os cuidados de plantas, o controle da iluminação é um dos mais importantes, e com a luz artificial, fica mais fácil para o criador controlar a quantidade de raios que a planta receberá todos os dias, o que garante flores saudáveis e bonitas o ano todo, mesmo nos ambientes em que a radiação solar não chega.

Flores Saudáveis Bonitas

Flores Saudáveis e Bonitas – Fonte: luxurygoesliving.com

No site da Giuliana Flores, você encontra lindos arranjos de flores para luz solar ou luz artificial, confira!

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas