Plantas para Jardim: Saiba Como Escolher

9/08/2016

O prazer da jardinagem é tão grande que muitas vezes é indicado até mesmo para uso terapêutico. Com muito carinho e dedicação, é possível transformar qualquer pedacinho de terra em um lindo e perfumado jardim. Para isso, é preciso selecionar as espécies ideais para o espaço. Saiba como escolher as melhores plantas para jardim e deixe o seu cantinho ainda mais especial!

Defina o estilo do seu jardim

Defina o estilo do seu jardim

imagem de: pixabay.com

O primeiro passo é determinar o objetivo de seu horto. Por exemplo, você quer um jardim com flores de muitas cores? Gosta mais da opção de enchê-lo com plantas ornamentais?  Ou, então, seu desejo é ter uma pequena horta de ervas aromáticas ou de legumes? O objetivo dessa ação é projetar um lugar jardinado que combine com seu estilo de vida, com sua casa e com seus gostos pessoais.

Escolha as plantas para jardim ideais

Escolha as plantas para jardim ideais

imagem de: pixabay.com

Se sua paixão for as flores, aprenda a distinguir entre flores perenes (cujo período de floração é bem pequeno, no entanto, ocorre todos os anos sem a necessidade de uma nova plantação), e as flores anuais (cuja plantação precisa ser feita a cada ano, mas a floração ocorre praticamente durante todo o verão).

Para quem está começando, embora a variedade seja um ponto forte da jardinagem, é melhor dar início a um pequeno jardim, experimentando o terreno aos poucos para só depois expandi-lo.

Acerte na localização do jardim

Acerte na localização do jardim

imagem de: pixabay.com

A localização deve ser escolhida com cuidado. Você deve avaliar o espaço disponível para a criação do jardim e criar os limites para ele – se possível, fora de áreas em que há muito trânsito de pessoas, em que crianças brincam e em que animais domésticos ficam. Gaste um tempo observando as horas de sol e de sombra que cobrem o espaço. Conhecer bem esse aspecto é fundamental para a escolha adequada das flores e plantas para jardim, pois grande parte delas exige seis horas de luz solar todos os dias. Caso constate que há mais sombra que sol, nada de desânimo, já que há muitas espécies que preferem ambientes mais frescos. Não gaste seu tempo com experiências: plantas para jardim que precisam de 6 horas mínimas de sol apodrecerão ou morrerão ao ficarem muito à sombra e vice-versa.

Confira algumas opções de flores e plantas para jardim próprias para diferentes locais

Algumas opções de plantas e flores próprias para diferentes locais

imagem de: pixabay.com

Flores para locais com muito sol: adelfas, azáleas, cactos, gazânias, gerânios, lavandas, melissas, rosas, salvas, tomates e vegetais folhosos.

Flores para locais com muita sombra: acanthus, algumas espécies de hortênsias, amarílis, anêmonas, aquilégias, bergenias, euforbiáceas, hostas, lobélias, samambaias, tulipas e violetas.

As informações que seguiram são dicas básicas e iniciais para a criação de um jardim bonito e saudável. Há muito coisa ainda a ser feita. Ler constantemente e sempre por em prática os novos conhecimentos adquiridos é essencial. Na Giuliana Flores, você encontra diversos tipos de flores para decoração e para presentear também!

Você também vai gostar de:

  1. Saiba como Cultivar Flores do Campo
  2. Flores Hidropônicas: Saiba Como Cultivar
  3. Saiba Como Escolher Vasos de Flores

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

20 Comentários para “Plantas para Jardim: Saiba Como Escolher”

  1. Zenir Boanova

    Adorei a matéria .Eu tenho muita sombra no meu jardim,pois tenho uma caneleira.As plantas que sobrevivem são as bromélhas.

    Responder
  2. Cristina

    Adorei a matéria. Tenho um espaço embaixo da escada no meu corredor, e não bate sol. Gostaria de um jardim bem florido,mais florzinhas pequenas, para que o jardim ficasse bem meiguinho.Vou tomar nota das flores e vou comprar. Muito obrigado pela dica. Bjos.

    Responder
  3. solange

    tenho muitas folhagem mas quando começa ficar bonita tb começam a muchar e acabam morrendo mas me animei com as dicas

    Responder
  4. Socorro Cordovil

    Amo flores e livros. São minhas paixões. è uma pena que o espaço da casa que eu moro não dá para plantar. Amei o blog. Quero seguir.

    Responder
  5. Alzenira Pereira Bolonha

    Adoro plantas, flores, mas não tenho quintal! enquanto iso fico curtindo as suas muito lindas!

    Responder
  6. rita de cassia n barbosa

    gostei das suas dicas,mais ainda tenho duvidas,minha jardineira bate sol da tarde e eu nao sei mais o que colocar,minha ultima tentativa foi beijo amnericano,sera que vai dar certo,moro em Teresopolis,local bem frio.

    Responder
  7. Dirce Vieira

    Gostei muito das informações, mas o meu caso é meu jardim tem pouco sol no inverno e muito sol no verão, então o que fazer? também gostaria de saber qual fertilizante usar na camélia ela está em um vaso, mas demora para abrir as flores e metade cai antes de abrir.
    Obrigado!

    Responder
  8. Maria Matagaton

    Gostaria de ter um floreira com copos-deleite, de várias cores…eles vão melhor em vasos ou canteiros? sombra, meia sombra ou sol? muita ou pouca água?
    Adoro plantas, mas nem sempre sei como cuidar, por isso estou recorrendo vcs, que têm plantas maravilhosas…

    Responder
  9. valderez

    adorei, seguirei seus conselhos, sou iniciante,vou fazer uma jardim na frente da minha casa

    Responder
  10. Amei ,sempre curto suas maravilhas ,moro em apartamento,fica mto fechado ,q planta devo usar ,adoro Cactus ,mas eles gostam de sol,eu sempre to renovando ,me ajuda qual seria melhor p dentro de casa sem fazer a plantinha morrer…bjos

    Responder
  11. Dalva Benevides

    Adorei suas idéias. Amo flores e plantas e estou começando agora preparar um pequeno jardim. Vou aproveitar suas dicas. Obrigada.

    Responder
  12. Alessandra

    Gostei das dicas, vou fazer um pequeno jardim na frente da minha casa e quero ele bem florido, pois adoro flores.

    Responder
  13. Sergio Luis

    Gostei da matéria apenas um sugestão de nome das flores mas popular.Pois não todo mundo que conhece flores.

    Responder
  14. MONICA

    ADOREI A MATERIA, COMO FOI EXPLICADO, DEPOIS DE MUITO PROCURAR EM SITES, O JEITO QUE VCS ESCREVERAM PRENDEU MINHA ATENÇÃO. PRABENS A TODOS!

    Responder
  15. Catarina Baumgartner

    Eu amo jardim, tenho um jardim de inverno e dois jardins no quintal
    Eu gosto de begonhas , e folhagens coloridas e tenho floreiras que ficam embaixo de uma arvore castanheira enorme com muita sombra qual plantinha posso colocar embaixo de minha arvore nas floreiras
    Amei sua pagina Parabéns vcs colaboram muito com pessoas como eu que adoro plantas bjs

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>