Principais Cuidados para sua Orquídea Bambu Florescer Linda e Saudável

Principais Cuidados para sua Orquídea Bambu Florescer Linda e Saudável

Nesse artigo, confira dicas simples e aprenda a cuidar de sua orquídea bambu e deixá-la sempre florida, saudável e linda!

A Arundina Graminifolia, popularmente denominada como Orquídea Bambu, é conhecida dessa maneira devido seu caule que lembra a cana-de-açúcar.  Essa espécie é super resistente às variações de temperatura que podem alternar entre 10º até 40º  Celsius.  Sem dúvidas, essa característica foi fundamental para sua adaptação ao clima brasileiro.

Contudo, como qualquer outra planta, a Orquídea Bambu necessita de cuidados especiais para permanecer saudável. Confira algumas dicas que separamos!

Cuidados básicos com sua orquídea bambu

Apesar de se adaptarem bem em temperaturas acima de 30°, um dos principais cuidados com a orquídea bambu é nunca deixar que os raios solares incidam diretamente sobre ela. O ideal é cultivá-la a meia sombra, melhor ainda se plantá-la junto de outras árvores. É necessário protegê-las do sol e do vento, vale lembrar que esse último fator é fortemente prejudicial para a espécie. 

A dica é: durante o verão, a planta deve ser regada a cada dois dias, ou em casos de calor extremo, a regagem pode ser feita diariamente, basta observar o nível de absorvição do solo.  Já no inverno, é necessário protegê-la das geadas, portanto, se o cultivo for feito em vasos, a orquídea deve ser mantida dentro de casa. É importante lembrar também que essas plantas não devem ser cultivadas em locais sombreados, caso isso acontecer, a espécie pode ficar curvada, além de afetar na produção de flores. A plante consegue se adaptar tanto em jardins como em vasos, a escolha é sua, contando que seja em um ambiente iluminado.

saiba como manter suas orquídeas bambu saudáveis

Imagem de: pixabay.com

Solo e adubagem

Em relação ao solo, orquídeas bambu gostam de umidade. Porém, tome cuidado com o excesso de água. Um dos maiores motivos da morte dessas plantas é o apodrecimento da raiz devido o solo permanecer constantemente ensopado. A regagem deve ser realizada sempre que perceber que a superfície do solo está seca.

Em relação à adubagem, basta uma mistura de terra, areia e húmos. Para garantir uma melhor drenagem, é recomendado utilizar casca de coco ou de pínus. O adubo deve ser adicionado ao solo de duas em duas semanas e tenha preferência por de origem animal.

Saiba como defender as orquídeas bambu de parasitas

Devido ao seu perfume, a espécia acaba atraindo muitas abelhas, besouros e borboletas. Contudo, é importante ficar atento aos parasitas que são comuns a essa planta. Para livrá-la desse mal, experimente utilizar produtos específicos para o caso, que podem ser encontrados facilmente em qualquer floricultura.

saiba a melhor maneira pra cultivar orquídeas bambu

Imagem de: pixabay.com

Quando sua planta estiver saudável, ela costuma soltas brotações, conhecidas como keikis. Viu como são simples os cuidados para sua orquídea bambu florescer linda e saudável? Visite o site da Giuliana Flores e encontre lindas opções. Confira!

Você também vai gostar de:

Arranjo de Orquídeas: saiba como preparar 

Conheça o Significado das Orquídeas

Cuidar de Orquídeas – Dicas e Cuidados Especiais

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas