Quando é Preciso Trocar de Vaso uma Planta?

18/07/2017

Os ambientes em que vivemos exercem influência direta em nossa qualidade de vida. Não é à toa que a decoração e a organização dos espaços são itens importantes. Entre os elementos que auxiliam uma decoração bonita e saudável, destacamos as plantas e flores. Mas, quem cultiva ou quem deseja cultivar nem sempre sabe quando é preciso trocar de vaso uma planta. Saiba todo o procedimento, a seguir.

Atente-se às escolhas das plantas para a decoração

Atente-se-às-escolhas-das-plantas-para-a-decoração

imagem de: pixabay.com

Para fazer a escolha de espécies, atente-se para o tamanho e o estilo de cada espaço. Plantas grandes demais, por exemplo, podem atrapalhar a movimentação e a visão.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a fragrância que algumas espécies possuem. Cuidado para não optar por uma com cheiro muito forte, isso pode gerar desconforto nas pessoas.

Após escolher a planta ideal para o seu ambiente de decoração, é necessário aprender um pouco sobre ela: se precisa de mais sombra que luz do sol; se a luz deve ser direta; quantas vezes se deve regar, etc.

Além desses cuidados especiais, é importante saber que os vasos devem ser trocados ao longo do tempo.

Saiba qual é a melhor forma para trocar de vaso plantas e flores

Saiba-qual-é-a-melhor-forma-para-trocar-de-vaso-a-planta

imagem de: pixabay.com

Há muitas diferenças entre as técnicas de cultivo em vaso entre as de jardinagem. Nos jardins, as raízes têm à sua disposição maior espaço para desenvolver e buscar, no solo, a água e os nutrientes de que necessitam para se desenvolver.

Nos vasos é diferente. Apesar das adubações regulares, com o tempo, a qualidade é danificada, e o espaço para o desenvolvimento das raízes fica pequeno, sendo preciso o transplante. Mas qual é a melhor forma para trocar de vaso plantas? Fique atento aos sinais e faça o procedimento com cautela, preservando a saúde e beleza das flores. Veja, a seguir, os principais indícios de que a planta precisa trocar de vaso:

  • manifestação de folhas minúsculas ou defeituosas;
  • produção de flores escassa ou inexistente;
  • recipiente pequeno comparado ao tamanho da flor;
  • surgimento de partes da raiz na superfície da terra;
  • raízes desenvolvendo um bloco maciço e entrelaçado;
  • raízes despontando pelos furos de drenagem.

Passo a passo para o transplante

Trocar de vaso plantas e flores é um procedimento simples, no entanto, é preciso cautela para não danificar raízes, folhas e pétalas.

  1. Uma noite antes, molhe as flores que mudarão de vasos. Isso facilitará a retirada delas;
  2. Limpe os recipientes que irão receber as plantas;
  3. Para dar início aos transplantes, opte por um local com sombra e separe as ferramentas que utilizará;
  4. Faça a mistura de solo do replantio e guarde. No fundo do vaso, ponha cascalhos para drenagem, de maneira que não interrompam completamente o furo, atrapalhando a saída do excesso de água;
  5. Deposite uma parte da mistura de terra no fundo do vaso e guarde;
  6. Retire a planta do vaso. Se tiver dificuldades, passe a lâmina de uma faca longa entre a vasilha e o torrão. Isso ajudará a planta a sair do vaso com facilidade;
  7. Por fim, disponha o torrão da planta no centro do vasilhame e termine de colocar a mistura. Pressione as laterais para dar firmeza e espalhe um pouco da combinação de solo por cima. A terra precisa cobrir as raízes, mas não deve relar nas folhas inferiores.

Trocar de vaso as suas plantas e flores é a melhor maneira de preservar a saúde e beleza delas. Por isso, atente-se a todos os sinais para fazer o transplante no momento adequado.

No site da Giuliana Flores você encontra flores plantadas para dar um toque bem especial ao seu ambiente favorito. Confira as opções!

Você também vai gostar de:

  1. Você Sabe a Diferença entre Plantas Epífitas e Parasitas?
  2. Adubos Para Plantas – Saiba Como Escolher o Melhor Para o Jardim

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

3 Comentários para “Quando é Preciso Trocar de Vaso uma Planta?”

  1. Como tenho vários vasos em meu apto é .sempre interessante dicas de como cuidar das plantas nesse tipo de local…

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>