Saiba Como Criar sua Horta Caseira

25/07/2017

Alimentos frescos e sem agrotóxicos são as melhores opções para manter a sua saúde e a da sua família. Porém, os produtos totalmente orgânicos, muitas vezes, são difíceis de encontrar e quase sempre custam caro. Por isso, uma boa solução é fazer sua horta caseira, o que, ao contrário do que várias pessoas imaginam, não é uma tarefa complicada. Além de consumir alimentos de melhor qualidade, você irá se divertir cultivando vegetais e criará um espaço agradável em seu jardim ou apartamento.

horta caseira

Créditos da Imagem: Pixabay

Horta caseira para jardins

Se você já possui um quintal ou jardim com um espaço reservado para plantio, basta começar delimitando a área de cultivo de alimentos utilizando madeira, tijolos ou arame. Lembre-se de escolher um lugar que receba bastante sol por, pelo menos, 4 horas diárias.

Depois disso, você já pode começar a preparar o solo da sua horta caseira. Revolva a terra com o auxílio de uma pá ou enxada para que ela fique mais solta e aerada. Isso é importante para o desenvolvimento da planta, pois facilita a passagem dos nutrientes e permite que eles cheguem às raízes. Em seguida, adicione compostos orgânicos e revire novamente para que se misturem bem ao solo.

Horta Caseira

Créditos da Imagem: Pixabay

Feito isso, você já pode plantar as mudas que desejar na sua horta caseira. A dica é deixar um espaço entre elas e alternar os tipos. É possível, por exemplo, cultivar vegetais – alface, tomate, cebolinha, pimentão, alho, cenoura – e ervas aromáticas – tomilho, hortelã, salsinha, orégano, alecrim – no mesmo canteiro.

Para a manutenção do seu jardim e horta, regue-os uma vez ao dia ou, caso seja uma região muito quente, você pode regar até duas vezes. Quando as mudas crescerem, basta fazer a colheita no período ideal e aproveitar uma refeição extremamente saudável, livre de componentes químicos.

Horta vertical para locais pequenos

Quem mora em uma casa pequena ou em um apartamento também pode cultivar ervas e verduras. Para esses lugares, existe a opção de criar uma horta como um jardim vertical, junto da parede da varanda ou da área de serviço, que recebem uma boa quantidade de luz solar diariamente. O projeto ocupa menos espaço e dá um charme especial ao ambiente.

horta caseira

Créditos da Imagem: Pixabay

Você pode utilizar pequenos vasos e floreiras para acomodar as mudas. Vale ainda usar a criatividade e aproveitar garrafas PET, caixinhas de madeira ou de plástico e latas de achocolatado ou de molho de tomate. Apenas não se esqueça de fazer furos no fundo dos recipientes para evitar o acúmulo de água.

Confira algumas flores e plantas que podem completar a beleza da sua horta caseira no site da Giuliana Flores!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

2 Comentários para “Saiba Como Criar sua Horta Caseira”

  1. Odaira

    Adorei a dica de vocês, eu nunca plantei nada porque achava que não dava certo
    mais agora vou fazer minha horta, obrigado bs.

    Responder
  2. arlene costa santana omena

    eu acho lindo tudo que voce manda para o facebook sou gamada em tudo eu queria só que voce me dissessi com cultivar rosa mesquita eporque as folhas ficam machadas de preto

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>