Saiba Como Cuidar de Ciclame

23/10/2017

O ciclame é uma flor que tem origem asiática e europeia, chamando atenção pela beleza que exprime. Um dos seus principais diferenciais, além da beleza, é a possibilidade de cultivá-la durante o inverno, principalmente em ambientes internos. Ela pode ser encontrada na cor branca, rosa, salmão, vermelha e até bicolor. Algumas espécies, inclusive, apresentam um leve perfume.

Para que o seu vaso fique sempre bonito e com flores cada vez mais saudáveis e duráveis, reunimos um passo a passo sobre como cuidar de ciclame. Confira!

Regue a flor em dias alternados

Regue-a flor-em-dias-alternados

imagem de: pixabay.com

O mais recomendado é que o ciclame seja regado em dias alternados. Contudo, a quantidade e a frequência dependerão do clima do lugar em que a flor está. É importante moderar todas as regas, pois o excesso de água pode apodrecer e causar doenças. A escassez, por sua vez, pode matar a flor.

Outra dica importante: nunca regue a planta por cima. O ideal é colocar uma bandeja (ou um pratinho) embaixo do vaso, pois os tubérculos dela sobressaem da terra, podendo apodrecer. Para não errar, coloque o dedo na terra. Se ele sair com a terra grudada, é porque ainda existe umidade.

Cuide da luminosidade e temperatura do ambiente

luminosidade-e-temperatura-do-ambiente

imagem de: pixabay.com

Outra dica para quem deseja saber como cuidar de ciclame é atentando-se à luminosidade. Como citamos no início do post, a flor pode ser cultivada em ambientes internos, o que possibilidade que ela receba a meia sombra, evitando os ambientes mais quentes da casa.

Jamais deixe o vaso de ciclame exposto totalmente ao sol, isso encurtará a vida da flor. Além disso, prefira sempre locais com temperaturas amenas, por volta dos 13°C.

Faça podas regularmente para manter a beleza do ciclame

podas-regularmente-para-manter-a-beleza-do-ciclame

imagem de: pixabay.com

Outro cuidado importante é cortar sempre os caules das folhas mortas, mantendo a aparência da flor ainda mais bela. Essa é uma tarefa bastante delicada, pois a poda faz com que novas flores apareçam e que a planta floresça de forma mais rápida.

As flores do ciclame nascem no fim do outono e no início da primavera. Seguindo todos os cuidados, a planta poderá florescer durante o ano inteiro.

Para aqueles que desejam adicionar cor e alegria ao lar ou a qualquer outro ambiente interno, os ciclames são excelentes opções. As flores são tão belas que também são bastante utilizadas para presentear pessoas queridas, transmitindo sentimentos bons e sinceros.

Viu como cuidar de ciclame é simples? O processo exige apenas alguns cuidados que são essenciais para manter a flor sempre bonita e saudável. Na Giuliana Flores você encontra ciclames e outras espécies de flores para deixar seu ambiente mais bonito ou para presentear alguém!

Você também vai gostar de:

  1. Decoração Sustentável – Saiba Como Decorar sua Casa com Flores!
  2. Ofereça Muito Carinho às Pessoas Queridas de sua Vida: Presenteie com Ciclames!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>