Saiba Como Cuidar de Suculentas

11/10/2017

Lindas e fáceis de cuidar, as suculentas são excelentes opções para cultivar dentro de casas ou apartamentos. Com várias cores e formas diferentes, as plantas são um trunfo na hora de decorar o ambiente, deixando-o mais verde, vivo e mais bonito. Porém, mesmo sendo fácil cuidar de suculentas, elas também demandam atenção. Veja!

Cuidados básicos com as suculentas

Essas plantas exigem pouca manutenção. Para o cultivo é essencial ter um solo com boa drenagem, regas controladas, não muito frequentes, e acesso a pelo menos quatro horas de sol por dia.

Aprenda a cuidar de suculentas

Imagem de: pixabay.com

Entenda a resistência da planta e saiba como regá-la

Assim como os cactos, as suculentas são naturais de lugares com clima árido e quase seco. Por isso, elas possuem alguns mecanismos, como pelos ou cera que envolvem as folhas, protegendo-as de altas temperaturas e ambientes desérticos. Tais artifícios fazem com que os espécimes não percam água com facilidade.

Diante disso, essa planta exige regas bem menos frequentes. Para cuidar de suculentas no verão, lembre-se de colocar água uma vez por semana no vasinho. Já no inverno, o processo se tornar ainda mais fácil, já que a rega deve ser diminuída para uma vez por mês.

Veja como cuidar de suculentas e como regá-las

Imagem de: pixabay.com

Saiba quais vasos escolher

As suculentas podem ser plantadas em diferentes tipos de vasos, tanto de plástico quanto de cerâmica. Se escolher a primeira opção, as regas devem ser mais abundantes, pois esse material não permite que elas absorvam tanta água. Porém, sempre tome bastante cuidado para não encharcá-las.

Além disso, as suculentas também são usadas para formar aquários, que geralmente são feitos com recipientes de vidro e são ideais para a decoração de ambientes internos. Nesses casos, tome muito cuidado com a humidade. Regue a planta apenas quando a terra estiver seca e em poucas quantidades. Borrifar um pouco de água já é suficiente.

Tenha substratos para cuidar de suculentas

As suculentas exigem um solo com materiais que facilitem a drenagem. Uma opção é preencher um pouco do vaso com terra e complementar com areia grossa. Porém, tenha atenção nesse processo. Nunca utilize areia de praia, pois o sal é nocivo para a planta. Também é possível adicionar húmus de minhoca e carvão mineral moído à mistura. Quanto à proporção, ela deve ser igual para todos os elementos.

Essas são as principais dicas para cuidar de suculentas. Caso queira mais informações sobre essas lindas plantinhas, continue navegando pelo blog da Giuliana Flores, que tem diversos artigos sobre jardinagem!

Você também vai gostar de:

1. Confira Ideias de Decoração com Suculentas
2. Dicas Para Presentear Com Suculentas
3. Confira Dicas para Montar seu Terrário de Cactos e Suculentas

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>