Saiba Quando e Como Podar Plantas

16/02/2017

Para manter o seu jardim sempre bonito e saudável, é preciso dedicar-se a algumas tarefas essenciais, como adubar, regar, trocar de vaso para incentivar o crescimento e, claro, se atentar a como podar plantas para evitar doenças e estimular o surgimento de folhas mais saudáveis.

Como algumas plantas podem crescer sem uma forma bem definida, a poda impede que ramos maiores suguem mais alimentos que os menores e enfraqueçam o vegetal. Além disso, galhos que recebem menos luz são prejudicados pelos que crescem de forma desordenada e podem adoecer mais facilmente, contaminando os que estão sadios.

Como podar plantas de ambientes internos?

Para espécies de ambientes internos, local em que o espaço não é tão abundante quanto na natureza, a poda também serve para evitar envergamentos e conservar a ornamentação do lugar.

A forma de como podar plantas não é complicada. Você deve, simplesmente, cortar galhos e folhas indesejadas. Fique atento ao tipo de ferramentas utilizadas, pois elas devem ser adequadas e limpas, para que as plantas não sejam danificadas ou fiquem vulneráveis a doenças.

Qual é o melhor momento para fazer a poda?

Também é importante saber a época certa para realizar a poda. Isso depende do tipo de planta que se cultiva. O ideal é conhecer as fases da vida de cada espécie para obter um resultado satisfatório. Em todo caso, especialistas orientam que os cortes para impulsionar o rejuvenescimento do vegetal sejam feitos no fim do inverno, período no qual a maioria das plantas volta a crescer.

As fases da lua são outro fator de referência para saber como podar plantas, porque influenciam no resultado. A lua minguante é uma boa época para aparar os galhos. Outra boa dica é realizar o corte no período da tarde para que o local cicatrize durante a noite.

Para roseiras, a melhor época para fazer o corte, no Sudeste do Brasil, é entre agosto e setembro. Na região Sul, os melhores meses são setembro e outubro. Esse é o período em que a planta sai de seu descanso e começa a ficar ativa novamente, por conta do aumento da temperatura e da umidade do ar. A poda da roseira tem como função a renovação da planta.

Como cortar plantas do ambiente externo?

Para as plantas que ficam no ambiente externo, principalmente as frutíferas, a poda é importante tanto no verão quanto no inverno. A maneira como podar plantas durante o frio deve ser feito nos galhos grossos. Esse é um cuidado com flores e frutos, para que nasçam maiores, mais belos e mais resistentes. A poda de verão deve ser realizada nos galhos menores, que costumam crescer muito nessa época.

Agora que você já sabe como podar plantas, está preparado para cuidar melhor do seu jardim. Continue acompanhando as dicas do blog da Giuliana Flores e confira lindas opções de plantas em nosso site!

Você também vai gostar de:

  1. Conheça um Pouco Mais sobre a Arte da Topiaria
  2. Conheça as Ferramentas para Cuidar de Jardim

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

4 Comentários para “Saiba Quando e Como Podar Plantas”

  1. gostaria de saber como cuidar das orquidias pois nao estou sabendo e elas estao morrendo nao sei a hora de molhar agradeço mto obrigado

    Responder
  2. Sônia Giardini Murta

    Sou encantada com rosas. Quero orientações para o plantio correto, adubos, tipo de terra, cuidados. Achei muito interessantes as dicas variadas. Obrigada. Sônia.

    Responder
  3. Elô Rabelo

    Adoro seu blog! Queria saber os meses certos para a poda de roseiras na região Norte do Brasil. Como aqui é bastante quente e úmido, eu queria saber quando é melhor para realizar a poda das minhas rosas

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>